Goiás se consagrou como um dos estados mais transparentes do Brasil, recebendo o selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (04/12), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).
Este foi o segundo ano consecutivo que o estado atingiu 100% dos indicadores exigidos pelo Programa. Amazonas, Ceará e Paraná também alcançaram a nota máxima.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), Marcos Tadeu de Andrade, recebeu o selo.
“Esse resultado evidencia que o Programa de Compliance Público (PCP), implementado desde 2019 em Goiás, dá muito certo. A transparência é um dos eixos do PCP e o amadurecimento das estruturas de controle se tornaram rotina de governo. Quem é o maior vencedor é o cidadão goiano”, destacou.
Para atingir esse resultado a CGE, por meio da Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, visitou 52 órgãos e entidades públicas, em um trabalho próximo e colaborativo.
Foram ministradas mais de 150 horas de consultorias presenciais, auxiliando gestores e equipes na qualificação das informações públicas. E mais de 100 servidores engajados, dedicados em tornar a administração de Goiás mais aberta e acessível.
Para celebrar essa conquista, o Governo de Goiás, por meio da CGE, promoverá um amplo debate na próxima segunda-feira (08/12), durante a Cúpula Goiás 100% Transparente, no auditório do K Hotel, em Goiânia. A programação contará com a participação do representante do Banco Mundial da América Latina e Caribe e com painéis do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (FOCCO-GO).
Reconhecimento
A entrega dos selos pela Atricon integra a estratégia nacional de fortalecimento do controle externo no país. A certificação avalia a qualidade dos processos, a transparência e a governança dos tribunais de contas por meio do Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC).
O objetivo é estimular padrões mais elevados de fiscalização, incentivar boas práticas e apoiar os estados na adoção de mecanismos que assegurem o uso correto dos recursos públicos.
Ao reconhecer os melhores desempenhos, a Atricon promove uma cultura de melhoria contínua e reforça a credibilidade das instituições de controle.
Fonte: Agência Cora Coralina

