A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) leva, a partir desta quinta-feira (08/08), as belezas e atrativos do estado para o maior evento do setor no Brasil. O Salão do Turismo será realizado até domingo (11/08) no Riocentro (RJ).
Promovida pelo Ministério do Turismo, a feira vai reunir atrações culturais, gastronômicas e as riquezas de cada estado do país, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes.
Turismo em Goiás
No estande e nos espaços de experiências destinados ao estado, a Goiás Turismo apresenta atrativos únicos que o visitante só pode desfrutar em terras goianas, como:
- a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente;
- a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade;
- o Parque Estadual de Terra Ronca, maior complexo de cavernas da América Latina;
- o Caminho de Cora Coralina, a única trilha de poesia do mundo;
- o novo roteiro de experiência de Cristalina, com seus cristais;
- bem como a Rota dos Pireneus, e seus queijos e vinhos.
O turismo de aventura está representado pelo parapente, modalidade em que o estado se tornou referência.
Experiências
Em parceria com a Emater-GO, a pasta levou representantes do Programa Aconchego de Turismo Rural para proporcionar a degustação das melhores cachaças produzidas no estado. Além disso, a cooperativa da agricultura familiar Floryá, formada apenas por mulheres, está apresentando seus produtos na feira. Em parceira com o Sebrae-GO, também está programada uma exposição dos principais elementos do artesanato goiano.
Goiás não poderia deixar de divulgar o Afroturismo, com as comunidades Moinho e Kalunga, de Cavalcante. Os representantes quilombolas demostram, respectivamente, o artesanato feito com folha de bananeira e a fabricação da paçoca de pilão. Representantes da Procissão do Fogaréu, da cidade de Goiás, e das Cavalhadas, de Pirenópolis, também estão no estande para mostrar aos visitantes as manifestações culturais goianas.
Outras experiências oferecidas ao visitante da feira, em parceria com o Sesc/Senac, são a apresentação cultural do Grupo de Viola 10 Cordas e a cozinha show de empadão, iguaria da culinária goiana. Ainda na culinária, o chocolate artesanal de Goiânia deve surpreender os visitantes da feira, com novos sabores, como o “chocolate de pastelim de Goiás”.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado se sente honrado em participar de mais um salão nacional com vários segmentos representados na feira.
“Vamos levar um mosaico de experiências para que o brasileiro possa descobrir um pouquinho mais de Goiás e despertar no visitante o interesse de conhecer os destinos goianos”, afirma.
Salão do Turismo
Além de exposições, o “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil” conta com programação de debates e oficinas. No “Núcleo do Conhecimento”, cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis promovem intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor.
Goiás estará representado pela coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, que também preside a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBot).
Fonte: Agência Cora Coralina