Golpe da falsa central: grupo teria causado prejuízo de R$ 207 mil à idosa

Um grupo especializado no golpe da falsa central de segurança de bancos em idosos foi alvo de investigações, nesta quinta-feira (8), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ao todo, foram cinco mandados de busca e sete bloqueios de contas dos suspeitos na Estrutural, Arapoanga, Jardim Mangueiral e Guará.

Além do DF, buscas foram realizadas em Goiânia e em cidades vizinhas da capital. Durante a operação, os investigadores encontraram cartões, cigarros e drogas. Em um dos vídeos divulgados pela corporação, é possível acompanhar a ação da polícia.

O caso veio à tona na Capital Federal após uma idosa, de 71 anos, do Lago Norte, ser alvo do grupo. Segundo as apurações da 9ªDP, o prejuízo da vítima foi de mais de R$ 207 mil. 

O modus operandi utilizado contra a idosa foi por meio de telefonemas, ao se passarem por funcionários, para conseguir a confiança e acesso ao celular da vítima à distância. A idosa até tentou um estorno pelo seu próprio banco, mas não obteve sucesso. 

Com a identificação dos líderes e terceiros que teriam auxiliado no esquema com o empréstimo de contas para desviar os valores do golpe, as apurações continuam em andamento. O delegado responsável pela ocorrência, Erick Sallum, informou que, caso forem a julgamento, podem responder pelos seguintes crimes:

  • Associação criminosa;
  • Fraude eletrônica;
  • Lavagem de dinheiro. 

Até o momento, não há informações de quantas vítimas o grupo teria feito. A PCDF acredita que o grupo teria atuado em outros tipos de golpes. As investigações também contam com o apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO). 

TAGGED:
Compartilhe esta notícia