Golpe do bilhete premiado: veja como trio preso pela polícia agia

23 de junho de 2022 577 visualizações
Postado 2022/07/21 at 9:14 AM

Blog do Elijonas

Policiais civis da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, prenderam em flagrante três pessoas pelos crimes de associação criminosa e estelionatos tentados. Eles aplicavam o golpe do bilhete premiado.

O método de ação dos investigados é conhecido há tempos pelas polícias do DF. Inicialmente, um dos indivíduos se aproxima de uma potencial vítima, quase sempre idosa, e simula ser uma pessoa humilde, aparentemente, “matuta”. Ela indica ter um bilhete premiado em suas mãos, mas que desconhece como realizar o seu resgate.

Após ter chamado a atenção da vítima, outro comparsa, este fingindo ser um desconhecido e aparentando ser um “esperto”, se aproxima dos dois primeiros e se disponibiliza a ajudar o primeiro envolvido, no caso, o “matuto”. (Veja imagens abaixo)

Após, o criminoso ganhador do bilhete premiado sugere repassar o valor do seu prêmio para a vítima abordada em troca de uma quantia menor. É aí que este suspeito pede que a vítima demonstre e entregue, como garantia da transação, bens valiosos ou valores em espécie.

Neste momento, com o intuito de dar veracidade ao golpe em andamento, o comparsa “esperto” simula ligar para o seu gerente de banco e faz a vítima acreditar que ele possui boa condição financeira, como é exigido pelo primeiro comparsa. Entra em ação um terceiro criminoso, esse último finge ser gerente bancário do segundo envolvido.

Ao final, após ter realizado a entrega de jóias e de altas quantias em espécie para o suposto ganhador do bilhete premiado, o grupo deixa o local do crime.

Os presos

Os três autuados, duas mulheres e um homem, todos de Praia Grande/SP, eram monitorados desde o mês de abril. Eles já tinham sido identificados como sendo os autores de outro estelionato que foi cometido contra uma moradora do Lago Sul. Nesta ocasião, os criminosos conseguiram induzir a vítima a realizar a entrega de aproximadamente R$ 20 mil e de jóias diversas.

Com o retorno dos indivíduos ao Distrito Federal na última terça-feira, os indivíduos foram acompanhados de perto desde a sua saída do local onde se encontravam hospedados (dois hotéis na região de Valparaíso – GO) até a escolha das vítimas. O grupo agiu no Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul e Asa Sul.

Com os bandidos foram apreendidos: um veículo de luxo, utilizado para dar veracidade aos golpes praticados, notas falsas de dinheiro nacional e estrangeiro e falso bilhete premiado utilizado para convencer as vítimas.

Segundo as investigações indicam, o trio age desde o ano de 2020.

Por Elijonas Maia

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar