Nesta sexta-feira (17), em parceria com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação contra uma associação criminosa que cometia estelionatos nas regiões. De acordo com a corporação, o grupo aplicava golpes de falso empréstimo. Os suspeitos tiveram suas residências revistadas em Goiânia (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).
As investigações apontaram que o grupo causou prejuízos em torno de R$1 milhão. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) informou que os indivíduos ofereciam, via mensagem , “empréstimos” com valores atrativos e de fácil acesso a ponto de fazer a vítima depositar 10% do valor negociado como garantia.
“[…] o contratante só percebe que foi vítima de um golpe depois de realizar diversos depósitos em contas bancárias de terceiros, sem nunca auferir o valor do empréstimo acordado, momento em que deixa de efetuar os pagamentos e solicita a rescisão do contrato, mas o suposto atendente da empresa deixa de atender as tentativas de contato […]”, afirmou a DRCC à Atividade News.
As vítimas, após depositarem diversos pagamentos sem retorno, não conseguem mais o contato com os responsáveis pela negociação. “Frustrada, a vítima se encaminha à delegacia e registra ocorrência policial narrando os fatos”, disse o delegado da DRCC, Dário Freitas. Dário reforça que os suspeitos têm praticado esse crime há cerca de dois anos no DF.
Os indivíduos, caso forem a julgamento, devem responder por estelionato, lavagem de valores, associação criminosa e falsificação de documento público e particular. No total, a pena pode chegar a mais de 10 anos com multa.