Três pessoas acusadas de aplicarem o “golpe dos nudes” foram presas numa operação coordenada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os mandados de prisão foram cumpridos na cidade de Gravataí, no interior do Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal.
Os suspeitos fizeram vítimas na Capital Federal e em outras regiões do país. Segundo as investigações, os criminosos utilizavam perfis falsos em redes sociais para iniciar conversas com as vítimas, no intuito de conquistar a confiança delas e, assim, solicitar fotos íntimas. Em seguida, um falso policial entrava em contato e alegava que a vítima havia se envolvido com uma menor de idade. Assim, exigia o pagamento e evitar a divulgação das imagens.
“Inclusive, havia um indivíduo que se passava por delegado de polícia para extorquir as vítimas que residem no Distrito Federal”, destaca o delegado Allan Ricardo, da 19ª DP.
Os envolvidos são um homem, de 31 anos; uma mulher, de 34 anos, e um segundo homem, de 40 anos. Eles causaram prejuízos financeiros e emocionais a inúmeras vítimas.
A Polícia Civil alerta a população para os riscos de compartilhar fotos íntimas com desconhecidos e reforça a importância de denunciar qualquer tipo de extorsão.