O Google anunciou na terça-feira (23) a chegada de três novos recursos de inteligência artificial generativa ao Chrome, que prometem tornar a navegação mais fácil, eficiente e personalizada. As adições serão lançadas nas versões do navegador para Windows e Mac.
Uma das ferramentas é o organizador de guias inteligente do browser, que auxilia no gerenciamento das abas abertas. Ele sugere e cria, automaticamente, grupos de guias com base nos temas daquelas que estão em execução no momento, podendo incluir nomes e emojis para cada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
A IA generativa organiza as guias abertas no Chrome.Fonte: Google/Divulgação
A função pode ser útil nos momentos em que você estiver trabalhando em diversas tarefas simultaneamente, como planejando a próxima viagem de férias, fazendo compras e pesquisando referências sobre um determinado assunto, por exemplo. Basta clicar com o botão direito em uma das abas abertas e depois em “Organizar guias semelhantes” para ativá-la.
Com os novos recursos de IA generativa do Google Chrome, o usuário também conseguirá gerar papéis de parede personalizados rapidamente, bastando dar as instruções para a tecnologia clicando em “Criar com IA” no menu lateral “Personalizar o Chrome”. Trata-se da mesma funcionalidade apresentada no Android 14, no ano passado.
Assistente de escrita com IA generativa no Chrome
A terceira novidade que está chegando ao navegador do Google é um assistente de escrita que ajuda o internauta em diferentes momentos. A ferramenta pode entrar em ação na hora de escrever a avaliação para um determinado produto ou estabelecimento, redigir e-mails, fazer postagens em fóruns online etc.
Segundo a gigante de Mountain View, é só clicar com o botão direito do mouse em uma caixa de texto de qualquer site e selecionar a opção “Ajude-me a escrever” para ativar o auxiliar de escrita. Em seguida, digite algumas palavras e aguarde a IA sugerir palavras e frases para concluir o texto.
A ferramenta pode ajudar a concluir textos digitados no browser.Fonte: Google/Divulgação
Para habilitar os três recursos, é necessário abrir o menu de configurações da versão atualizada do Chrome (M121), clicando nos três pontos localizados no canto direito superior da página, e selecionar “IA Experimental”. As novidades estão sendo lançadas primeiro nos Estados Unidos, em caráter experimental.
Fonte: Tecmundo