O Chrome para Android pode ganhar a opção de colocar a barra de endereço na parte inferior da tela em breve, como revela o Android Police na última sexta-feira (06). O Google está testando o recurso que chegou a ser oferecido para desenvolvedores há cerca de quatro anos, mas acabou removido antes de ser liberado para o usuário final.
Capturas de tela obtidas pelo pesquisador @Leopeva64 sugerem que o layout será testado na versão do navegador da gigante de Mountain View para os dispositivos alimentados pelo sistema operacional da companhia. Ele deverá ser habilitado por meio de um sinalizador específico.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
A barra de endereço inferior do Chrome para iOS foi lançada em 2023. (Imagem: Google/Divulgação)Fonte: Google/Divulgação
A barra inferior é uma alternativa mais confortável para muitos usuários, pois evita esticar o dedo até o topo da tela para digitar o endereço de um site ou termos de pesquisa no buscador. É provável que a mudança venha acompanhada de ajustes no layout geral do browser, movendo elementos como as guias e os botões de navegação.
Por enquanto, não se sabe quando a gigante da tecnologia irá disponibilizar a barra inferior no Chrome para Android, mas é possível que ela chegue primeiro à versão de teste do app, como destaca a publicação. Navegadores como Opera e Vivaldi trazem o recurso em suas versões para o sistema do Google.
Chrome para iOS já tem essa opção
A funcionalidade que pode estar perto de chegar ao Android está disponível no Chrome para iOS desde o ano passado. Ela é oferecida opcionalmente, permitindo que o usuário escolha entre o layout convencional, com a barra no alto do display, e a versão na área inferior da tela.
É possível modificar o posicionamento da barra por meio das configurações do navegador ou de uma forma mais simples e direta nos dispositivos da Apple. Neste último caso, basta manter a barra pressionada e tocar na opção “mover barra de endereço para baixo” no menu aberto, para que ela apareça no novo local.
Fonte: Tecmundo