O Google Fotos anunciou o fim da aba “Biblioteca” ontem (08). A seção foi substituída pela guia “Coleções”, que contém todos os álbuns privados ou compartilhados do usuário e suas pastas locais, mas em uma nova interface.
A tela “Coleções” apresenta um design um tanto diferente da “Biblioteca”, mas mantém o mesmo ícone na barra inferior. Agora, ao invés de dispor os álbuns e pastas em carrossel, tudo é organizado em grade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
As fotos salvas no dispositivo, antes exibidas em um carrossel, agora são organizadas em uma pasta dedicada chamada “Neste dispositivo”. Usuários podem sentir certa estranheza ao se deparar com esse novo padrão.
O Google Fotos substituiu a aba “Biblioteca” pela “Coleções”. (Imagem: The Verge/Reprodução)Fonte: The Verge/Reprodução
Os álbuns personalizados guardados na nuvem também ganharam uma pasta dedicada. Além disso, as fotos com pessoas e animais reconhecidos e os documentos também ganharam arquivos específicos.
Pasta secreta volta a ser secreta
No começo de julho, o Google Fotos realocou o atalho da Pasta Trancada para a tela inicial da aba “Biblioteca”, tornando o arquivo protegido mais acessível — e significativamente menos discreto.
Contudo, a comunidade não aprovou a mudança, uma vez que deixa a existência do conteúdo protegido muito exposto no aplicativo. Então, com a chegada das “Coleções”, o Google reverteu a mudança.
Agora, o atalho para a Pasta Trancada está disponível no final da tela de “Coleções”. Ele está disposto em uma lista de botões, ao lado de “Favoritos”, “Capturas de Tela”, “Arquivo” e “Lixeira”.
Todos esses atalhos estavam dispostos na seção “Utilidades” que, a partir deste update, deixa de existir. As demais funções da área, como a criação de álbuns, colagens e vídeos de destaque estão ocultos no menu “+” (soma) no canto superior direito da tela.
É provável que a repaginada do Google Fotos seja uma preparação para a chegada da IA assistente de fotografia. A ferramenta será alimentada pelo Google Gemini.
A aba “Coleções” entra em ação na compilação 6.93 do aplicativo Google Fotos no Android. A atualização também chega ao app para iOS.
Fonte: Tecmundo