O Google adicionou uma etiqueta nos aplicativos governamentais disponíveis na Play Store. Agora, os programas nas lojas de aplicativos contam com o ícone “Governo” para que os usuários identifiquem os apps oficiais com mais facilidade.
Além de tornar mais rápido encontrar os aplicativos necessários, a etiqueta do Google também dá mais segurança e confiança na hora de fazer o download. Até agora, mais de 2 mil aplicativos já foram verificados, incluindo aqueles do governo brasileiro.
Além do Brasil, estão marcados softwares de governos da Austrália, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Índia e México.
Novidade já está no ar
Ao clicar na etiqueta, os usuários de aparelhos com o sistema operacional Android verão uma mensagem em pop-up. “O Play verificou que este aplicativo está afiliado a uma entidade governamental”, diz a mensagem do Google.
A big tech também colocou os programas governamentais na lista de “Principais aplicativos”. A atualização na loja de apps foi feita pela empresa em parceria com os governos e os desenvolvedores dos softwares.
Confira a lista de apps do governo brasileiro etiquetados na Play Store:
- gov.br;
- e-Título;
- e-Processo;
- MEI;
- Cadastro Único;
- Celular Seguro;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Meu Imposto de Renda;
- Receita Federal.
O governo brasileiro conta com outros aplicativos disponíveis para todos os cidadãos. Órgãos como Anatel, Aneel, ANTT, ANS e Inmet têm programas para celulares nas lojas tanto do Android como iOS.
Fonte: TECMUNDO