Excluir dados de contas vinculadas a apps e jogos que oferecem a criação de perfil no Android agora ficou mais fácil. O processo de remoção das informações foi simplificado a partir de uma atualização na Play Store lançada pelo Google na última segunda-feira (12).
Anteriormente, o usuário precisava procurar a opção de remover seus dados nas configurações do aplicativo ou na página do desenvolvedor quando decidisse deixar de utilizar aquele software. Assim, muitas pessoas se perdiam em meio ao processo e acabavam não solicitando a exclusão das suas informações.
Link na Play Store agora facilita solicitar a exclusão de dados em apps e jogos (Imagem: Google/Divulgação)Fonte: Google/Divulgação
Mas com o update, todo este processo agora se resume a tocar em um link que redireciona para o site do responsável pelo app. Ele pode ser encontrado na seção “Segurança dos dados”, na página do programa em questão na loja oficial do Android — é preciso rolar a tela para visualizar a opção.
Ao tocar em “Você pode solicitar a exclusão dos dados”, o usuário é redirecionado ao site do desenvolvedor, onde deverá concluir o pedido para deletar suas informações associadas ao app ou jogo. A novidade está disponível na atualização mais recente da Google Play Store (v39.7) que chegará aos poucos para os usuários.
Exclusão direta no app ainda é aguardada
Embora a nova opção de excluir dados de contas de apps e jogos na Play Store facilite o processo, uma maneira de solicitar a remoção das informações diretamente no aplicativo ainda é esperada. Dessa forma, o usuário não precisaria recorrer a fontes externas para realizar o pedido.
No ano passado, o Google informou aos desenvolvedores que oferecem a criação de contas em seus programas sobre a necessidade de disponibilizar soluções para a exclusão imediata dos dados a qualquer momento, tanto por meio do próprio app quanto via web. Por enquanto, a primeira opção ainda não foi lançada.
Assim, os usuários interessados em aumentar a privacidade devem utilizar o link na Play Store, disponibilizado agora, para solicitar ao responsável pelo aplicativo que delete seus dados quando não quiser mais utilizar o software no celular.
Fonte: Tecmundo