Governador e empresários debatem propostas econômicas em café da manhã

1 de junho de 2022 404 visualizações
Postado 2022/06/01 at 12:46 PM
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (1º), de um café da manhã com a diretoria e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF). O encontro serviu para debater propostas econômicas voltadas ao Distrito Federal para os próximos anos.

O governador lembrou que, em 2018, ouviu da sociedade civil demandas que, na maior parte, têm sido contempladas ao longo deste mandato. “Isso demonstra que estamos em sintonia com a sociedade civil”, disse.

“Conseguimos descer da marca de 300 mil desempregados no DF, que era uma marca histórica daqui”, acrescentou. Ele citou a mais recente Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), que revelou a queda da taxa de desemprego de 19,6% para 15,9%, entre os meses de abril de 2021 e de 2022. O número não ficava abaixo de 16% desde janeiro de 2016.

O governador recebeu um diagnóstico da evolução do desenvolvimento do DF na última década e um benchmarking (processo de avaliação em que se considera o desempenho da concorrência) com planos estratégicos de longo prazo executados nas cidades de Canberra (Austrália), Ottawa (Canadá) e Washington (Estados Unidos) – três capitais planejadas e que não são centros econômicos em seus país, assim como Brasília.

Também foi apresentado o documento O DF que a gente quer – Visão 2022-2040, desenvolvido pelas câmaras técnicas do Codese-DF com a participação da população e que será apresentado em agosto deste ano aos candidatos ao Governo do Distrito Federal. A proposta é firmar compromisso de executar um plano de Estado.

“O DF que a gente quer é uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera; assim nós teremos melhor qualidade de vida para toda a nossa população”, resume o presidente do Codese-DF, Leonardo Oliveira de Ávila. “Esses encontros são importantes para criar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico das nossas cidades”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno Pereira.

Criado em 2017, o Codese-DF tem como objetivo participar do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno. Empresários, acadêmicos, técnicos e membros da comunidade compõem o conselho.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar