O investimento em melhorias para o Setor Comercial Sul (SCS) vai aumentar. Uma ordem de serviço para reforma da Quadra 4, no valor de R$ 1,4 milhão, foi assinada nesta quinta-feira (27) pelo secretário de Governo, José Humberto Pires. O chefe da pasta aproveitou a ocasião para visitar as obras nas quadras 3 e 5, iniciadas em setembro.
A quantia acertada com a LAN Empreendimentos, empresa vencedora da licitação, é proveniente da Fonte 100, cujos recursos podem ser empregados livremente pelo Executivo. De acordo com o contrato, estão previstos nove meses de trabalho. E as obras começaram logo após a assinatura da ordem de serviço.
“O serviço será executado por etapas para não atrapalhar a rotina local”, comenta José Humberto. “É uma requalificação feita de forma integrada com todo o setor empresarial da região. O objetivo é melhorar não só o aspecto físico e estético da área, mas sobretudo revigorar a economia do SCS.”
As melhorias na Quadra 4 incluem reforma do pavimento existente no bolsão de estacionamento e remarcação de sinalização viária. Também serão feitos serviços de paisagismo, execução de calçadas e implantação de mobiliário urbano. O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, observa que a nova ordem de serviço dá continuidade a um processo de benfeitorias que contemplará o SCS inteiro.
“A Praça do Povo foi o ponto de partida para essa requalificação. E a reforma das quadras 3 e 5 está em andamento”, aponta. “Estamos refazendo as calçadas, investindo em acessibilidade, melhorando os espaços públicos e organizando as ocupações”. Para a etapa da obra que envolve as duas quadras, foram investidos R$ 7.562.648,82. “Também estamos trabalhando em ações para as quadras 1 e 6”, adianta Luciano.
Os projetos do SCS têm sido feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). “Nossa equipe tem trabalhado para entender as necessidades da comunidade que frequenta a região”, conta o titular da pasta, Mateus Leandro de Oliveira. “Apostamos em melhorias que tragam mais segurança e ofereçam um espaço público de qualidade”.
Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, é importante que um dos espaços mais democráticos de Brasília receba atenção especial do governo. “É o coração pulsante da cidade”, afirma. Já a prefeita comunitária do SCS, Lígia Maria Batista, celebra os cuidados com a acessibilidade na região: “As pessoas poderão se movimentar de forma mais segura”.
Quem trabalha no SCS também aprova as reformas. Comerciante na região há 14 anos, George Ferreira de Medeiros garante que as melhorias trouxeram mais clientes para sua lanchonete. “O setor está muito mais limpo e seguro. Isso faz com que aumente o fluxo de pessoas pela região”, comemora.
Fonte: Agência Brasília