Greve dos professores: escolas públicas amanhecem fechadas

4 de maio de 2023 384 visualizações
Postado 2023/05/04 at 10:15 AM

Algumas escolas públicas do Distrito Federal estão fechadas nesta quinta-feira (4). A situação faz parte da greve dos professores. De acordo com o sindicato da categoria, a medida é para reivindicar a falta de reajuste salarial e a reestruturação da carreira. As negociações entre a corporação e o Governo do Distrito Federal (GDF) perduram desde a última paralisação, no dia 14 de março.

Durante a manhã, os profissionais da educação também realizam uma nova assembleia no estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Em contato com um dos diretores do Sindicato, Samuel Fernandes, a expectativa de adesão é de pelo menos 80% dos professores da rede pública.

Nem todas as unidades de ensino aderiram à greve. Na Asa Sul, por exemplo, havia escolas com portões fechados. Já em Samambaia, no Centro de Educação Infantil 210, a adesão à paralisação foi parcial.

O salário mínimo dos professores adotado pela União neste ano foi de R$ 4.420,55. A decisão foi publicada no dia 17 de janeiro, porém coube às unidades federativas editar ou não a remuneração para mais. O Sinpro alega que, no caso do DF, o piso está 4,3% abaixo do mínimo obrigatório adotado no país. A diferença chega a R$ 191,99.

Na última terça-feira (2), o Sinpro-DF se reuniu com os representantes da Secretaria de Economia e da Secretaria de Educação, Ney Ferraz e Hélvia Paranaguá, para discutir as solicitações da área. A equipe da Atividade News procurou a Secretaria de Educação para saber como estão os estudos do impacto financeiro caso seja dada às concessões. Mas, até o momento de publicação desta matéria não houve retorno.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar