Greve dos professores no DF: calendário de reposição das aulas é divulgado

Ao todo, 16 dias letivos serão repostos entre 5 e 25 de julho. Recesso será de 28 de julho a 1° de agosto, mas também passará por reposição.

As orientações para a reposição das aulassuspensas durante a greve dos profissionais da educação no Distrito Federal foram divulgadas nesta sexta-feira (27).

As reposições serão feitas entre os dias 5 e 25 de julho, totalizando 16 dias letivos. Além disso: 

  • As unidades que não realizarem a reposição nos dias 7 e 8 de julho terão a opção de utilizarem os sábados, 12 e 19 de julho, para cumprimento do calendário.
  • O período de recesso escolar será de 28 de julho a 1º de agosto, mas também deverá ser reposto. A escolha das datas ficará a cargo de cada escola, desde que três dias sejam repostos no terceiro bimestre e dois no quarto bimestre.
  • Não será permitida a reposição em domingos ou feriados.
  • Alunos com necessidades específicas, como estudantes em unidades prisionais ou internação, terão condições adaptadas para a reposição.

Casos Específicos 

➡️Centros Interescolares de Línguas (CILs): devem repor os dias paralisados, mantendo a forma de atendimento e assegurando o direito à aprendizagem dos estudantes. 

➡️Estudantes sabatistas: não terão abono nas faltas em sábados, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas terão assegurado o acesso e a realização das atividades pedagógicas realizadas nesses dias.

➡️Estudantes em unidades prisionais ou de internação: a reposição será organizada junto aos setores responsáveis. Garantias de segurança e condições adequadas para a oferta do dia letivo serão observadas. 

As aulas foram retomadas nesta quinta-feira (26). Anteriormente, o calendário escolar de 2025 previa aulas regulares até o dia 8 de julho e recesso dos alunos entre 9 e 27 de julho. 

A Secretaria de Educação do DF destacou que os professores, servidores administrativos e contratados temporariamente que participaram da greve devem cumprir integralmente os dias de reposição. 

O objetivo, segundo a pasta, é garantir o cumprimento da legislação educacional, que exige um mínimo de 200 dias letivos por ano.

Fonte: G1 DF

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *