A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (1), uma operação para desmantelar um grupo cibercriminoso envolvido em extorsão e associação criminosa. Foram cumpridos três mandados judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária.
A investigação teve início após uma vítima, figura pública, registrar uma ocorrência de possível crime de extorsão. Em outubro de 2023, a vítima recebeu uma mensagem de um número desconhecido que iniciou uma conversa mostrando a imagem de uma mulher e perguntando se ele a achava bonita. A partir desse ponto, o autor da mensagem demonstrou conhecimento detalhado da vida pessoal da vítima e solicitou uma “ajuda financeira” para não divulgar a conversa, mencionando que tinha amizade com um repórter.
O trabalho investigativo da PCDF durou dez meses, devido à complexidade do grupo cibercriminoso, que utilizava diversos números de telefone e aparelhos para dificultar a rastreabilidade. Durante esse período, a Polícia Civil identificou e monitorou os principais suspeitos, culminando na ação desta quinta-feira (1).
Os criminosos utilizavam informações pessoais das vítimas obtidas através de perfis falsos nas redes sociais e contatos telefônicos para extorquir dinheiro, ameaçando divulgar conversas e informações comprometedoras. O grupo era organizado, com membros desempenhando diferentes funções, desde a obtenção de informações até a execução das extorsões.
Os envolvidos serão investigados pelos crimes de extorsão, cuja pena máxima é de dez anos, e associação criminosa, que tem pena máxima de três anos. Os suspeitos não tinham antecedentes criminais.