Em uma operação contra um esquema de fraudes eletrônicas, dois suspeitos foram presos na região de Samambaia. Segundo a 11 DPª, nesta segunda-feira (17), os indivíduos se aproveitavam de mulheres grávidas ou com crianças pequenas para abrir contas bancárias com documentos fictícios. As mulheres alvo do grupo, em situação de vulnerabilidade, eram persuadidas a participar do esquema a partir de falsas promessas de ajuda.
Nas buscas em endereços ligados a quadrilha, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou 12 cartões bancários, três celulares, um carro e uma máquina de cartão. No total, três locais foram revistados.
A corporação informou ao portal Atividade News que as especialidades do grupo eram clonagens de cartões, invasões de contas bancárias alheias e indução via mensagens com links ou e-mails para conseguir informações pessoais das vítimas. Nesse último caso, o grupo teria passado por organizações confiáveis.
O modus operandi do esquema era simples. A partir das fraudes, as contas bancárias que eram criadas com documentos falsos por meio das mulheres em situação de vulnerabilidade, serviam como depósito para o dinheiro das fraudes.As investigações da 11ªDP apontam que tal abordagem teria dificultado o reconhecimento dos suspeitos, a origem dos valores e seu paradeiro.
O delegado responsável pelo caso, Eduardo Chamon, afirmou que ainda há outros envolvidos soltos e sem identificação. “As investigações prosseguem com a finalidade de desarticular por completo a associação criminosa para garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados por seus atos”, reforçou o delegado. Até o momento, não há mais atualizações sobre o caso.