A segunda morte por dengue no ano em Guararema foi confirmada no Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo. Com isso, o Alto Tietê soma 23 óbitos pela doença em 2024.
De acordo com a Prefeitura de Guararema, essa segunda morte aconteceu no dia 1º de abril e a vítima foi um homem de 89 anos, morador do bairro Nogueira. A administração municipal esclareceu por meio de nota que o Ministério da Saúde estabelece um prazo de até 60 dias para a notificação e investigação das mortes, o que foi cumprido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos óbitos registrados em Guararema este ano, outros oito ocorreram em Mogi das Cuzes, cinco em Suzano, dois em Poá, dois em Santa Isabel, dois em Itaquaquecetuba, um em Ferraz de Vasconcelos e um em Biritiba-Mirim. Apenas Arujá e Salesópolis não contabilizam óbitos pela doença em 2024.
Os dados do Painel apontam que o Alto Tietê tem atualmente 24.725 casos confirmados de dengue e outros 18.005 em investigação. Todas as cidades da região estão em situação epidêmica por causa do aumento de casos.
Fonte: G1