Um homem de 56 anos sofreu uma descarga elétrica ao passar por um beco, na região do Cruzeiro, no Distrito Federal, e está internado em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), segundo a família. Este é o terceiro caso em Brasília, em uma semana.
O acidente foi por volta das 21h de sábado (22). Cleonilson Borges Pimentel saiu para ir na padaria e não voltou, conforme a irmã. Leila Borges Pimentel conta que perto das 22h ela foi chamada por vizinhos porque o irmão havia sofrido um choque elétrico, próximo de casa.
“Há dias o poste dava choques em quem usava o passeio público do beco da quadra 6”, dizem moradores.
Uma equipe do Samu fez os primeiros atendimentos ao pedestre que teve várias paradas cardiorrespiratórias, segundo a família, que registrou um boletim de ocorrência na delegacia do Cruzeiro. Conforme a CEB – Companhia Energética de Brasília, responsável pela iluminação Pública no Distrito Federal – houve “fuga de energia em poste de iluminação pública”.
A companhia diz que o poste não apresentava nenhuma fiação aparente, e que o defeito foi localizado na fiação subterrânea, após escavação abaixo da base de concreto do equipamento.
Neste domingo (23), a CEB isolou a passagem o beco da quadra 6.
Três casos em uma semana e mortes por choque elétrico
Este é o terceiro caso de choque elétrico em áreas públicas do Distrito Federal em uma semana:
- Na tarde de quinta-feira (20) um menino de 10 anos morreu após ser eletrocutado por um fio de alta tensão em Planaltina. Adrian David estava dentro de um carro, em um estacionamento, quando o fio se soltou do poste durante uma tempestade. Ao descer do veículo, ele recebeu uma descarga elétrica e não resistiu.
- Na sexta-feira (14), uma mulher de 56 anos levou um choque elétrico ao encostar o guarda-chuva em um fio de energia solto durante um temporal, em Taguatinga. Com a energia pelo corpo, ela caiu no chão e saiu rolando para a rua. A mulher foi levada para o hospital e passa bem.
Outros casos
- Na tarde de sábado (22), um prestador de serviços de uma empresa terceirizada morreu após sofrer uma descarga elétrica no Estádio Mané Garrincha, durante a montagem de um evento. Renato Pena do Carmo, de 32 anos, era técnico de som.
- Em novembro do ano passado, um adolescente de 15 anos morreu após encostar em um poste de iluminação no Centro Olímpico e Paralímpico de Santa Maria. Eduardo Costa Macedo jogava futebol com amigos. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
O que diz a CEB
“Na noite do último sábado (22), a CEB IPes foi chamada para sanar ocorrência de fuga de energia em poste de iluminação pública, em que um cidadão sofreu choque. A ocorrência com o equipamento de iluminação pública aconteceu em um beco na Quadra 6, Bloco G/H do Cruzeiro.
A companhia informa que uma equipe de manutenção esteve no local imediatamente depois de informada, e que o equipamento não apresenta mais risco de choque.
A CEB IPes fez uma ampla varredura no sistema de gestão de demandas da CEB IPes e não encontrou nenhum chamado de manutenção em aberto no local nos últimos 5 meses.
Importa esclarecer, ainda, que o poste não apresentava nenhuma fiação aparente, e que o defeito foi localizado na fiação subterrânea, após escavação abaixo da base de concreto do equipamento.
A companhia lamenta profundamente o ocorrido, e informa que irá acompanhar junto ao hospital a evolução do quadro de saúde do paciente e entrará em contato com a família.
Também reforça a orientação à população que, ao encontrar qualquer equipamento de iluminação pública apresentando problemas de funcionamento, mantenha distância e abra imediatamente um chamado pelos canais oficiais da CEB IPes: telefone 155. Aplicativo ilumina DF ou pelo site www.ceb.com.br.”
Fonte: G1 DF