Homem de 56 anos sofre descarga elétrica no Cruzeiro; é 3º caso em uma semana no DF

Cleonilson Borges Pimentel está internado em estado grave no HRAN, segundo família. Testemunhas contam que ele passava por local onde poste de iluminação pública 'dava choques há dias'.

Foto: Márcio Falcão/ TV Globo

Um homem de 56 anos sofreu uma descarga elétrica ao passar por um beco, na região do Cruzeiro, no Distrito Federal, e está internado em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), segundo a família. Este é o terceiro caso em Brasília, em uma semana.

O acidente foi por volta das 21h de sábado (22). Cleonilson Borges Pimentel saiu para ir na padaria e não voltou, conforme a irmã. Leila Borges Pimentel conta que perto das 22h ela foi chamada por vizinhos porque o irmão havia sofrido um choque elétrico, próximo de casa.

“Há dias o poste dava choques em quem usava o passeio público do beco da quadra 6”, dizem moradores.

Uma equipe do Samu fez os primeiros atendimentos ao pedestre que teve várias paradas cardiorrespiratórias, segundo a família, que registrou um boletim de ocorrência na delegacia do Cruzeiro. Conforme a CEB – Companhia Energética de Brasília, responsável pela iluminação Pública no Distrito Federal – houve “fuga de energia em poste de iluminação pública”.

A companhia diz que o poste não apresentava nenhuma fiação aparente, e que o defeito foi localizado na fiação subterrânea, após escavação abaixo da base de concreto do equipamento.

Neste domingo (23), a CEB isolou a passagem o beco da quadra 6.

Três casos em uma semana e mortes por choque elétrico

Este é o terceiro caso de choque elétrico em áreas públicas do Distrito Federal em uma semana:

  1. Na tarde de quinta-feira (20) um menino de 10 anos morreu após ser eletrocutado por um fio de alta tensão em PlanaltinaAdrian David estava dentro de um carro, em um estacionamento, quando o fio se soltou do poste durante uma tempestade. Ao descer do veículo, ele recebeu uma descarga elétrica e não resistiu.
  2. Na sexta-feira (14), uma mulher de 56 anos levou um choque elétrico ao encostar o guarda-chuva em um fio de energia solto durante um temporal, em Taguatinga. Com a energia pelo corpo, ela caiu no chão e saiu rolando para a rua. A mulher foi levada para o hospital e passa bem.

Outros casos

O que diz a CEB

“Na noite do último sábado (22), a CEB IPes foi chamada para sanar ocorrência de fuga de energia em poste de iluminação pública, em que um cidadão sofreu choque. A ocorrência com o equipamento de iluminação pública aconteceu em um beco na Quadra 6, Bloco G/H do Cruzeiro.

A companhia informa que uma equipe de manutenção esteve no local imediatamente depois de informada, e que o equipamento não apresenta mais risco de choque.

A CEB IPes fez uma ampla varredura no sistema de gestão de demandas da CEB IPes e não encontrou nenhum chamado de manutenção em aberto no local nos últimos 5 meses.

Importa esclarecer, ainda, que o poste não apresentava nenhuma fiação aparente, e que o defeito foi localizado na fiação subterrânea, após escavação abaixo da base de concreto do equipamento.

A companhia lamenta profundamente o ocorrido, e informa que irá acompanhar junto ao hospital a evolução do quadro de saúde do paciente e entrará em contato com a família.

Também reforça a orientação à população que, ao encontrar qualquer equipamento de iluminação pública apresentando problemas de funcionamento, mantenha distância e abra imediatamente um chamado pelos canais oficiais da CEB IPes: telefone 155. Aplicativo ilumina DF ou pelo site www.ceb.com.br.”

Fonte: G1 DF

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *