Um homem foi preso no final da tarde desta quinta-feira (21) após enganar diversos moradores do Distrito Federal e comprar produtos com cartões bancários das vítimas. Ele aplicava o golpe da “falsa central de segurança do banco”. Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), na fraude, o bandido se passa por funcionário de uma instituição financeira, entra em contato através de uma ligação, e induz o correntista a realizar movimentações financeiras em favor de grupo criminoso.
O criminoso veio de São Paulo e estava hospedado em um apartamento em Águas Claras. Com o suspeito, foram encontrados 10 celulares ainda nas caixas, cartões de créditos em nome de diversas vítimas, maquinetas de cartão de crédito e R$ 5 mil.
A PCDF recebeu a informação de que o rapaz teria tentado comprar diversos celulares, ao custo de R$ 10 mil cada, em uma loja de um shopping no Lago Norte. O que chamou atenção dos vendedores foi que ele não pediu qualquer desconto. Os policiais seguiram o homem a partir da saída do shopping. Ele embarcou em um carro de transporte por aplicativo até um condomínio em Águas-Claras. No local, o indivíduo entrou em outro veículo e foi até Taguatinga. Lá, foi em outros comércios.
No retorno do suspeito ao apartamento em Águas Claras, os policiais o abordaram ainda no saguão. Ele estava com cinco celulares que tinham sido adquiridos naquele dia, comprados com os cartões das vítimas no comércio de Taguatinga. No apartamento alugado, foram encontrados outros 5 aparelhos novos, máquinas, diversos cartões de crédito e dinheiro em espécie.
Os policiais analisaram os cartões e fizeram contato com as vítimas. Algumas sequer sabiam que tinham caído num golpe e se assustaram com o contato da delegacia.