Homem se passava por subsecretário para ajudar grileiros entrar em casas noturnas e beber de graça

3 de junho de 2022 427 visualizações
Postado 2022/06/03 at 9:29 AM

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um homem suspeito de se passar por subsecretário do DF Legal e subsecretário da Casa Civil para conseguir vantagens. Uma operação foi desencadeada e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira, 3.

De acordo com as investigações, o homem, dizia ser subsecretário do DF Legal e participava de reuniões com agentes políticos para tentar interferir sobretudo em ações de combate à ocupação irregular de terras. Ele agia em conluio com outros três comparsas, aparentemente grileiros de terras, para tentar impedir a atuação do Estado sobre as grilagens de terras realizadas por eles. “Era comum o suspeito tentar impedir demolições e desocupações em terrenos invadidos fingindo ser subsecretário, explica o delegado Adriano Valente, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado— Draco/Decor.

O principal investigado também se passava, algumas vezes, por subsecretário da Casa Civil do Distrito Federal e, adotava qualquer uma das duas falsas identidades, para entrar de graça em casas noturnas e consumir bebidas.

“As buscas que estão sendo realizadas hoje visam colher mais elementos para a investigação, que ainda se encontra em curso, razão pela qual não serão fornecidas mais informações neste momento”, destaca Valente.

Até o momento, não há indicativo da participação de servidores públicos ou agentes políticos nos crimes em apuração. Os investigados podem responder, entre outros delitos, pelos crimes de tráfico de influência por fingirem ser funcionário público (artigo 45 da Lei de Contravenções Penais), falsidade documental (artigo 297 do Código Penal), esbulho
possessório (artigo 161, §1º, inc. II, do Código Penal), loteamento irregular de terras (artigo 50 da Lei 6.766/1979), estelionato (artigo 171 do Código Penal) e associação criminosa (artigo 288 do Código Penal).

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar