Hospital de Sobradinho recebe inscrições para programa de voluntários

Demanda é maior nas áreas administrativas e de tecnólogos. Para se candidatar, é necessário ter registro ativo nos conselhos profissionais; outras regiões também disponibilizam vagas

22 de abril de 2023 403 visualizações
Postado 2023/04/21 at 8:28 PM

Na próxima segunda-feira (24), o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) receberá inscrições para o programa de profissional voluntário. A oportunidade permite enriquecer o currículo, adquirir experiência e colaborar com a saúde pública do Distrito Federal.

As inscrições são feitas de forma presencial, a cada semestre. Para tanto, é necessário apresentar documentação original e cópia (veja a lista completa de documentos ao final desta matéria), além de preencher o termo de adesão e a declaração de não servidor. Os interessados devem se dirigir ao auditório do bloco administrativo do HRS, no dia 24 de abril, das 8h às 12h.

A voluntária e médica aposentada, Geovanna de Melo, em atendimento a gestante | Foto: Arquivo pessoal

Podem participar da seleção: profissionais formados em qualquer área de formação de nível superior ou técnico, que tenham registro no conselho de classe. Pessoas que concluíram o ensino médio também poderão se candidatar para voluntariado nas vagas destinadas às atividades administrativas.

“O voluntário obtém experiência profissional, um algo a mais, tão importante em contratações no setor privado”Fabiane Bontempo, chefe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps)

A chefe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Fabiane Bontempo, destaca que o propósito do programa é atender melhor à população e diminuir a sobrecarga de trabalho. “Essa iniciativa traz uma melhora no atendimento, uma vez que há aumento de profissionais qualificados para a prestação de serviços”, explica. Para ela, os ganhos também são pessoais: “O voluntário obtém experiência profissional, um algo a mais, tão importante em contratações no setor privado”, lembra.

Ao concluir o programa, o voluntário recebe certificado emitido pela Secretaria de Saúde (SES) com o total de horas prestadas e a descrição das atividades exercidas. O documento serve como comprovante de experiência para ingressar no mercado de trabalho. O serviço prestado não é remunerado.

Após atuar por quase 30 anos na Secretaria de Saúde (SES), a ginecologista e obstetra Geovanna de Melo se aposentou em 2022. A médica, contudo, escolheu ser voluntária da unidade hospitalar em Sobradinho. “Acredito na proposta de atendimento. Amo meu trabalho no pré-natal de alto risco do HRS. Como atendi no hospital por muitos anos, tendo apoio de todos, decidi continuar”.

Semanalmente, o voluntário precisa cumprir uma carga horária mínima de seis horas, sem ultrapassar o total de 40 horas por semana. O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogável por igual período

Profissionais de todas as formações podem participar da seleção e colaborar. Os setores administrativos e de assistência são os mais ofertados. “Qualquer área é bem-vinda: enfermagem, nutrição, técnicos em enfermagem. Neste semestre, contudo, há uma demanda maior para as funções de atendimento ao público e de serviço administrativo. Estamos precisando muito de administradores, educadores físicos, biomédicos e tecnólogos em gestão das áreas hospitalar, pública e recursos humanos”, ressalta Fabiane.

Os voluntários irão colaborar tanto na área administrativa, quanto na assistência do HRS, do Hospital Regional de Planaltina, das unidades básicas de saúde e dos centros de Atenção Psicossocial (Caps), todos da região Norte.

Semanalmente, o voluntário precisa cumprir uma carga horária mínima de seis horas, sem ultrapassar o total de 40 horas por semana. O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogável por igual período.

Os selecionados serão informados por e-mail. A previsão é de que as atividades dos novos voluntários sejam iniciadas na primeira quinzena de maio. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected] ou ao Neps do HRS.

Outras regiões

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) conta com quase 100 voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, técnicos em radiologia, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos. Além disso, há o voluntariado social, com contadores de história, manicures, cabeleireiros, entre outros.

Para atuar no voluntariado do Hran, não há data pré-definida de inscrições. Quem se interessar, deve enviar currículo para o e-mail [email protected]. Em seguida, há uma entrevista para direcionar o voluntário ao setor que melhor se adequa ao perfil. O tempo mínimo é de quatro horas ao dia e o máximo, 40 horas semanais.

Já no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a regra segue um caminho parecido. É preciso ser maior de 16 anos e também não há prazo específico para envio de currículos. Para se candidatar, é necessário encaminhar um e-mail para [email protected]. A unidade responderá com instruções para cadastramento. À medida que a demanda for surgindo, os voluntários correspondentes são acionados.

Confira algumas das vagas disponíveis para o voluntariado profissional no dia 24 de abril. Lembrando que a inscrição é presencial:

Hospital Regional de Sobradinho

→ Administrativo – nível médio: 50 vagas
→ Biomedicina: 10 vagas
→ Enfermagem: 6 vagas
→ Farmácia: 10 vagas
→ Nutricionista: 2 vagas
→ Tecnologia da informação: 5 vagas
→ Técnico em enfermagem: 20 vagas
→ Técnico em nutrição: 2 vagas
→ Tecnólogo em recurso humanos, gestão hospitalar e gestão pública: 5 vagas

UBSs e Caps (Sobradinho)

→ Administrativo – nível médio: 30 vagas
→ Educação física: 12 vagas
→ Enfermagem: 9 vagas
→ Farmácia: 4 vagas
→ Serviço social: 3 vagas
→ Técnico de enfermagem: 30 vagas
→ Técnico em laboratório: 15 vagas

Documentação necessária

Se interessou pela oportunidade em Sobradinho? Estes são os documentos necessários para realizar a inscrição (original e cópia):

→ Cédula de identidade
→ CPF e declaração de CPF regular atualizada do site da Receita Federal;
→ Comprovante de residência em nome do candidato ou comprovante de residência e declaração assinada pelo dono do imóvel;
→ Diploma do curso técnico ou superior referente ao cargo pretendido;
→ Carteira do conselho de classe;
→ Certidão negativa do conselho de classe;
→ Certidão criminal negativa emitida pelos tribunais regionais federais 1ª Região e Tribunal de Justiça do Distrito Federal;
→ Cartão de vacina.

Serviço

Para mais informações sobre voluntariado nas unidades das demais regiões administrativas, entre em contato a Gerência de Voluntariado, por meio dos seguintes canais:

→ E-mail: [email protected]
→ Telefone: 2017-1145 – ramal 1035.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasíia

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar