Após os atos de vandalismo que foram registrados no Distrito Federal no último domingo (8), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, assumiu a cadeira do executivo na Capital do país. Ela fica na função por 90 dias em razão decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito dos atos antidemocráticos.
Ibaneis Rocha foi afastado pelo judiciário. O ministro foi enfático ao destinar a penalidade somente a Ibaneis Rocha. Por isso, a decisão não se estende a Celina. Moraes atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e vai usar o prazo de 90 dias para apurar a responsabilidade das autoridades locais no episódio.
Celina Leão, 45 anos, nasceu em Goiânia (GO), em 1977. Ela é formada em administração e possui pós-graduação. É aliada do governador Ibaneis e exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal em 2020.
Ela começou na política como deputada distrital, em 2010, pelo PMN. Celina foi reeleita para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2014.