Após 66 dias afastado do Governo do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha (MDB) retorna a administração da região. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. De acordo com o ministro, mesmo com a volta imediata, às investigações que envolvem o governador continuam como de praxe.
Além da decisão, Alexandre de Moraes reforçou que, caso seja necessário conforme o andamento das investigações, a medida pode ser revertida. “ […] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem”, completou o ministro na publicação oficial do Supremo.
A vice-governadora Celina Leão (PP), com o aval do Supremo, comemorou o feito. “Foram dias difíceis aqui, mas toda a equipe unida sempre aguardando o retorno do nosso governador”, afirmou Celina em um vídeo em sua rede social.
Ibaneis estava afastado desde o dia 9 de janeiro devido ao ataque dos Três Poderes por decisão do STF. Na época, o órgão estipulou que seriam 90 dias fora da função. Além do afastamento do cargo, Ibaneis também teve seus imóveis revistados pela Polícia Federal (PF) no dia 20 de janeiro como parte das apurações de omissão durante os atos violentos na capital.