A cidade de Vicente Pires vem passando por uma significativa transformação em sua iluminação pública. As antigas lâmpadas tradicionais estão sendo substituídas por equipamentos de LED, mais eficientes e econômicos.
A iniciativa de trocar as antigas luminárias por LED não é apenas estética, mas estratégica. As novas lâmpadas são conhecidas por sua eficiência energética, consumindo significativamente menos eletricidade do que as convencionais, e com outra vantagem: como não contêm mercúrio, colaboram com a preservação do meio ambiente.
“Vicente Pires tem crescido muito. Junto com o desenvolvimento da cidade precisamos garantir qualidade de vida e segurança para a população. A iluminação pública ajuda nisso, aumenta a sensação de segurança e permite que as pessoas usem bem todos os espaços públicos”Edison Garcia, presidente da CEB
Estão sendo beneficiadas as principais avenidas da região administrativa. Ao todo, serão instaladas cerca de 500 novas luminárias LED.
Segundo o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, com a concessão a empresa vai intensificar a troca de luminárias em todas as regiões administrativas, até que o Distrito Federal esteja todo em LED. “Vicente Pires tem crescido muito. Junto com o desenvolvimento da cidade precisamos garantir qualidade de vida e segurança para a população. A iluminação pública ajuda nisso, aumenta a sensação de segurança e permite que as pessoas usem bem todos os espaços públicos”, afirmou Garcia.
Segurança e tecnologia
No quesito segurança, se a escuridão das ruas favorece o fator surpresa dos criminosos e dificulta a identificação, a nova iluminação, além de minimizar esses riscos, devolve os espaços públicos a quem os pertence: os cidadãos. Mais segurança e luminosidade impactam diretamente a qualidade de vida, pois proporcionam lazer noturno seguro e contribuem para o desenvolvimento econômico.
Esse avanço tecnológico está alinhado com os esforços da CEB, Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – houve a destinação de verba parlamentar de R$ 500 mil, em iniciativa do deputado Daniel de Castro – e a Administração Regional de Vicente Pires.
O administrador de Vicente Pires, Gilvando Galdino, comentou que a iniciativa de trocar as antigas lâmpadas por LED não é apenas estética, mas também estratégica. “A transição de lâmpadas antigas é um passo significativo em direção à modernização e lança luz sobre um futuro mais brilhante e sustentável para a comunidade local de Vicente Pires”, completou.
Os trabalhos estão sendo feitos nas ruas 12, 12A, 3C, 3B, 4, 4C e 4D, contemplando ainda a Vila São José, o Trecho 2 da Avenida do Governador e a marginal EPTG. “Juntos, estamos construindo um ambiente mais luminoso e ecoconsciente”, concluiu o administrador.
*Com informações da Administração de Vicente Pires e da CEB
Fonte: Agência Brasília