O combate aos incêndios no Parque Nacional de Brasília (PNB) continuam na tarde desta quinta-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento, há duas aeronaves na região, quatro caminhões pipas e 30 viaturas. Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também ajudam os bombeiros.
O Parque Nacional já teve 3,5 mil hectares atingidos pelas chamas desde que o incêndio começou no início de setembro. O CBMDF acredita que as chamas foram impulsionadas pela baixa umidade do ar, os ventos fortes e a vegetação seca. Na quarta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura média ficou em 26,6 º C na Capital Federal.
Além do PNB, dois novos focos de incêndio foram registrados na Floresta Nacional de Brasília (FLONA). Para conter as chamas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) precisou do apoio de 15 brigadistas para controlar a situação. Nas imagens aéreas do local, é possível observar uma concentração de fumaça no horizonte.
De acordo com o ICMBio, o incêndio está controlado. “[…] os brigadistas seguem em vigilância para evitar novas ignições”, afirmou o Instituto. Até o momento de publicação desta matéria, não se sabe o tamanho da área que foi destruída.
Por Glenielle Alves sob supervisão de Larisse Neves.