Estão abertas até a próxima quarta-feira (22/01) as inscrições para a 2ª edição do projeto Colmeia Criativa de Goiás, um curso intensivo para a formação de dez artistas da dança, com foco em coreografia.
A iniciativa, que se estende de janeiro a agosto deste ano, é oferecido pela Giro 8 Cia de Dança, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), operacionalizada pelo Governo do Estado de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Cinco vagas serão destinadas, exclusivamente, a mulheres, e uma vaga reservada para Pessoa com Deficiência (PCD). As inscrições devem ser feitas pela página de Instagram da companhia.
Esta edição da Colmeia Criativa contará com professores nacionais e internacionais, e uma programação que inclui aulas teóricas e práticas. Entre os brasileiros, destacam-se Erica Bearlz, que atuará como diretora de ensaio, e Joisy Amorim, responsável pela direção artística.
O programa oferecerá 140 horas de formação, distribuídas em módulos com especialistas como Younnes Khoukhou (Bélgica), Marcelo Zamora (Argentina), Johnny Millán (México) e Bruno Duarte (Portugal).
Os participantes terão aulas sobre técnicas de dança, criação coreográfica e produção cultural, com o objetivo de fomentar o mercado local e preparar os artistas para o cenário internacional. A fim de garantir a difusão dos conteúdos abordados, o projeto prevê, ainda, a realização de apresentações públicas e a publicação de um e-book com registros do processo formativo e as criações coreográficas.
De acordo com a coordenadora do projeto, Joisy Amorim, o objetivo da iniciativa é contribuir para a formação de novos coreógrafos e intérpretes/criadores da dança em Goiás, fomentando o mercado da dança e a cadeia produtiva das artes no estado.
A formação garante um intenso intercâmbio internacional, o que garante maior amplitude do repertório técnico e criativo dos participantes, e cria oportunidades para artistas goianos acessarem o mercado internacional da dança.
“Deslanchar na carreira artística pode parecer um desafio impossível, mas com as ferramentas certas e o apoio de uma comunidade, tudo muda. A Colmeia Criativa é mais que um curso, é um espaço de transformação para jovens coreógrafos. Aqui, os participantes encontram formação de excelência, troca artística e o impulso necessário para alcançar novos voos”, ressalta Joisy.
Ao final do curso, as coreografias desenvolvidas pelos alunos serão apresentadas em uma mostra no Teatro Goiânia, com ingressos a preços populares, e no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, beneficiando estudantes da rede pública.
A arrecadação será revertida aos novos coreógrafos, para que possam investir em figurinos e cenários para a criação dos trabalhos.
Serviço
2ª edição Colmeia Criativa de Goiás
Inscrições até 22/01/25
www.instagram.com/colmeiacriativadgoias
Gratuito
Fonte: Agência Cora Coralina