O Instagram experimenta uma função bem parecida com o mapa do Snapchat. A função entrou em testes com uma quantidade bem limitada de usuários e requer ativação manual.
O recurso segue a mesma proposta do Snap Map do Snapchat: você pode compartilhar uma nota ou um vídeo e fixá-lo à sua localização do mapa. Depois, outras pessoas podem conferir o que você postou ao passear pela ferramenta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Contudo, diferentemente do Snapchat, a função do Instagram é bem mais restrita: os posts no mapa só podem ser compartilhados com seguidores mútuos ou com perfis adicionados nos Amigos Próximos. Na rede social rival, os posts podem ser públicos.
O mapa do Instagram permite compartilhar notas e vídeos associados a locais reais, mas somente com amigos.Fonte: The Verge/Reprodução
“Como sempre, estamos construindo a ferramenta com foco em segurança”, disse uma porta-voz da Meta.
O mapa do Instagram foi flagrado em desenvolvimento em fevereiro deste ano, mas até agora não foi liberado para o público geral. Na época, a função era apelidada como “Friend Map” (“Mapa de amigos”, em tradução livre).
Copia, mas não faz igual
Se o mapa do Instagram for lançado de forma definitiva, isso vai marcar mais uma vez que a plataforma copiou funções do Snapchat. Uma das cópias mais marcantes foi a dos Stories, atualmente uma das funções mais importantes da rede social, mas que nasceu no app concorrente.
Por enquanto, não há previsão para o lançamento definitivo da novidade. A porta-voz da Meta também não mencionou quais mercados foram incluídos no período de testes.
Vale lembrar que o próprio Instagram também tinha uma função que associava fotos às localizações do mapa. Porém, a ferramenta era totalmente privada, sem permitir compartilhamento com amigos.
Fonte: Tecmundo