O Instagram está experimentando a possibilidade de publicar Stories para grupos específicos de seguidores. A novidade foi anunciada por Adam Mosseri em seu canal pessoal na rede social.
A função seria como uma variação do “Amigos Próximos”. Segundo Mosseri, seria possível montar grupos diferentes de seguidores e escolher quem pode ver uma publicação, como um grupo para colegas de trabalho, um para família e outros para amigos em geral, por exemplo.
O novo recurso do Instagram permite publicar Stories para grupos específicos de seguidores.Fonte: Engadget
“Isso permite compartilhar stories com grupos menores e dá mais controle sobre quem pode ver seus posts”, pontuou Mosseri. “Como alguém que usa o Amigos Próximos com frequência, estou muito animado em poder criar listas adicionais para as pessoas em minha vida”, complementou.
Um print compartilhado no canal demonstra como a novidade pode se parecer: na captura, o usuário tem a lista de Amigos Próximos, uma seção para conhecidos amantes de comida, primos e outro grupo para colegas de viagens.
O novo recurso soluciona um problema antigo no Instagram: a visibilidade dos Stories públicos. Por vezes, não é interessante que colegas do trabalho vejam Stories destinado aos amigos e vice-versa, mas colocar todos na lista de “Amigos Próximos” não resolve a questão.
Por enquanto, trata-se de um recurso experimental. Mosseri não mencionou como o recurso é testado, tampouco deu alguma previsão de lançamento.
Instagram já errou uma vez com os Stories
Em 2022, o Instagram experimentou substituir o Amigos Próximos pela função “Pessoas Selecionadas”. A função chegou a ser experimentada por usuários brasileiros, mas gerou bastante desconforto.
Diferente do Amigos Próximos, o Pessoas Selecionadas era uma lista em constante mudança. O usuário deveria escolher exatamente quem poderia ver o Story, em vez de ter uma lista fixa.
A nova função parece ser uma evolução desse conceito, mas sem abandonar a lista fixa de pessoas. Agora, além de ter a opção de postar para os amigos mais íntimos, os usuários poderiam ter grupos adicionais, mas ainda menores, para mostrar seus registros.
Fonte: Tecmundo