A pedido do interventor na segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, o acesso à Praça dos Três Poderes foi bloqueado nesta quarta-feira (11). A medida foi tomada após o levantamento de novas manifestações a partir das 18h na região. Segundo Cappelli, o bloqueio se estende até a Avenida José Sarney. O anúncio das iniciativas ocorreu durante coletiva de imprensa para a divulgação do plano de ação.
As decisões do interventor federal também foram reforçadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que as autoridades de todo o país, com enfoque na segurança pública, tomem medidas a respeito da mobilização bolsonarista. A mobilização tem sido nomeada como a “Mega Manifestação Nacional- Pela Retomada do Poder”.
Além desses direcionamentos, o STF também salientou três medidas a quem tentar algo ao patrimônio. “[…] proibição de restringir a liberdade de tráfego, autorização para prisão em flagrante de pessoas que ocupem vias ou invadam prédios públicos e identificação dos veículos que venham a ser utilizados”, afirmou a equipe do STF.
Na tarde desta quarta-feira (11) , também está previsto, às 17h, a cerimônia de posse das ministras de Igualdade Racial e de Povos Indígenas, Anielle Franco e Sonia Guajajara. Nas redes sociais, Anielle mostrou os preparativos para a posse. “Já em família começando a arrumação pra nossa cerimônia de posse”, disse a ministra no Twitter.