A Apple confirmou o lançamento do iOS 16.1 para a próxima segunda-feira, dia 24 de outubro. Além de corrigir diversos bugs, a atualização do sistema operacional para iPhones promete vários novos recursos.
Da Fototeca Compartilhada do iCloud a introdução do padrão Matter, conheça as novidades chegarão aos telefones da Apple na próxima semana:

Fototeca Compartilhada do iCloud permite o gerenciamento em grupo de uma pasta na nuvem.Fonte: MacRumors/Divulgação
Fototeca Compartilhada do iCloud
Compartilhar fotos com amigos e familiares fica mais fácil com a Fototeca Compartilhada do iCloud. O recurso permite que o usuário e até cinco pessoas gerenciem uma biblioteca de imagem compartilhada disponível no iCloud.
Todos os membros podem adicionar, editar ou apagar fotos da pasta na nuvem. Além das opções de Memórias e Fotos em Destaque, é possível organizar as imagens por datas ou pessoas marcadas nas fotos.

Função Live Activities também estará disponível para apps de terceiros.Fonte: MacRumors/Reprodução
Live Activities para apps de terceiros
O iOS 16.1 expande o Live Activities para apps de terceiros. A funcionalidade possibilita que a pessoa acompanhe atividades em tempo real através da tela de bloqueio ou do Dynamic Island (no caso dos modelos iPhone 14 Pro).
Agora, o usuário pode ver se o Uber está chegando, se o pedido do iFood já saiu para entrega ou o resultado de um jogo de futebol sem precisar desbloquear o celular.
Nova função torna mais simples usar o iPhone 14 Pro com apenas uma mão.Fonte: MacRumors/Reprodução
Mais acessibilidade para o Dynamic Island
Com o iOS 16.1, o recurso Dynamic Island dos modelos iPhone 14 Pro amplia a acessibilidade. Facilitando o uso do telefone com apenas uma mão, o recurso opcional limita a área de utilização para a metade inferior do display.
Essa opção deve ser ativada dentro das opções de Acessibilidade no app Configurações. Então, o usuário apenas precisa deslizar o dedo para baixo na borda inferior da tela para usar a funcionalidade ou tocar na metade superior para retomar a visualização normal.
Compartilhamento de chaves com o app Carteira
O app Carteira recebe mais funções com a estreia do iOS 16.1. Em especial, o usuário pode compartilhar as chaves salvas no aplicativo com pessoas de confiança através do Mensagens, Mail ou WhatsApp.
Donos de iPhone poderão fazer aula no Fitness+ sem usar o Apple Watch.Fonte: MacRumors/Reprodução
Apple Fitness+ sem o Apple Watch
A partir do iOS 16.1, os donos de iPhone podem usar o serviço Apple Fitness+ sem ter um Apple Watch. Então, a pessoa tem acesso à biblioteca com mais de 3 mil vídeos de atividades físicas e meditação.
A desvantagem é que os usuários do smartphone não podem registrar certas informações dos treinos em tempo real, como frequência cardíaca e calorias queimadas. Por outro lado, é possível sincronizar os dados de apps de terceiros ou do sensor de movimento do iPhone.
Matter é novo padrão de conectividade para casas inteligentes.Fonte: MacRumors/Reprodução
Compatibilidade com Matter
O iOS 16.1 introduz o suporte ao Matter, novo padrão de conectividade para casas e dispositivos inteligentes. O formato é compatível com diferentes ecossistemas, como HomeKit da própria Apple, Alexa da Amazon e Home do Google.
Entretanto, para controlar os acessórios Matter usando o app Home e a assistente Siri, é necessário ter um dispositivo HomePod ou Apple TV atuando como um hub doméstico.

