O iPhone 15 e o iPhone 15 Pro foram anunciados com a aguardada porta USB-C no lugar do conector Lightning. Então, os novos smartphones da Apple ainda devem ter uma opção para limitar a carga máxima da bateria.
Segundo o 9to5Mac, detalhes sobre o suposto recurso foram encontrados na versão para desenvolvedores do iOS 17. Em especial, a funcionalidade tem o objetivo de preservar a saúde da bateria.
Entrada USB-C é um dos principais destaques do iPhone 15 e iPhone 15 Pro.Fonte: Apple/Divulgação
Conforme as informações, o recurso de limite de carga máxima estará disponível no menu Configurações da Bateria no iOS 17. Ao mantê-lo desativado, uma mensagem informa que o dispositivo “carregará até sua capacidade total”.
Ao ativar o limite de carga máxima, uma notificação indicará que a bateria do telefone “só carregará cerca de X%”. Essa configuração poderá ser definida no app Ajustes, que também mostrará a última vez que o aparelho foi recarregado.
O novo recurso é semelhante ao “Carregamento Otimizado de Bateria”, em que a carga do iPhone só vai além de 80% após desconectar do carregador. Entretanto, a diferença é que o usuário poderá definir a porcentagem de carregamento da bateria.
Vale citar que dispositivos Android, como a linha Galaxy da Samsung, usam um sistema parecido de limite de carga. No caso, recarregar as baterias de íon de lítio até 100% pode causar um desgaste mais rápido do componente de energia.
Recurso exclusivo do iPhone 15
Conforme o 9to5Mac, o recurso de limite de carga máxima deve ser compatível apenas com os novos iPhones com USB-C. O código do iOS 17 não traz informações se a opção poderá ser habilitada nas variantes do iPhone 14 ou modelos anteriores.
Essa dúvida deve ser esclarecida no lançamento público do iOS 17. A Apple já confirmou que o novo sistema operacional para iPhones será disponibilizado no dia 18 de setembro (segunda-feira).
Enquanto isso, o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro serão lançados em mercados selecionados no dia 22 de setembro. No Brasil, a previsão é que os novos telefones devem chegar às lojas apenas no início de outubro.