Você já ouviu falar na história de túneis secretos que ligam os prédios dos três poderes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília? A lenda urbana que começou na época da construção da capital federal, entre 1950 e 1960, é comentada até hoje 👀🕵🏻♀️.
Ainda há quem acredite na existência de segredos escondidos embaixo do solo do centro do país. Também existem relatos de supostas “câmeras secretas” em prédios institucionais, como o do Ministério das Relações Exteriores ️(veja detalhes abaixo).
O professor de arquitetura e urbanismo Benny Shvarsberg, da Universidade de Brasília (UnB), explica que há uma saída de segurança institucional da presidência, no Palácio do Planalto. Já os túneis, no entanto, são improváveis, segundo ele.
“Túneis subterrâneos ligando os ministérios eu apostaria que é lenda para dar um toque místico ‘à la teoria da conspiração’. Até porque exigiria infraestrutura complexa e cara para 1958/1959, época da construção da Esplanada”, diz o especialista.
O g1 procurou o Palácio do Planalto, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.
O autor do livro “Histórias de Brasília”, o publicitário João Carlos Amador, explica que a lenda dos túneis começou porque, à época, o então presidente Juscelino Kubitschek tomou posse em meio a um ambiente político conturbado.
“Imaginaram que ele faria Brasília com rotas de fuga nos prédios públicos. A lenda começou dizendo que estavam construindo um túnel que ligava o Palácio do Planalto ao Congresso Nacional e o STF também. A partir daí foram surgindo variações de outros túneis”, conta Amador.
O doutor em arquitetura Flavio Rodrigues Ferraz, também da UnB, explica que, no entanto, não há túneis no projeto de Brasília. Flavio é autor do livro “Mistério na Esplanada”, que explora a história da construção da capital federal junto à ficção, e também fala sobre as supostas passagens subterrâneas.
“A inspiração surgiu de conversas com motoristas antigos dos ministérios. Eles contavam que o presidente JK aparecia ‘do nada’ dentro dos prédios, e que isso se devia a uma rede de túneis que ele havia mandado construir para chegar a todos os edifícios da Esplanada sem precisar sair na rua”, diz Rodrigues.
‘Câmara secreta’ no Itamaraty
Embora tenha começado com moradores mais antigos do Distrito Federal, a lenda dos túneis continua viva entre as novas gerações.
O jovem João Matheus publicou na rede social de vídeos TikTok seu relato de quando trabalhava no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e descobriu uma suposta “câmara secreta” no banheiro (veja vídeo acima).
No vídeo, João Matheus conta que, um dia, o arquivo da sala em que ele trabalhava lotou e, sem outra opção de armazenamento, o chefe da divisão do setor falou que as caixas com os papeis poderiam ser guardadas no “arquivo do banheiro”.
“No banheiro que eu usava todos os dias e também no banheiro feminino tinha uma porta, e eu sempre achei que essa porta era tipo uma salinha com produtos de limpeza. Só que não, essas portas dão para câmeras secretas, literalmente câmeras, não tem janela, não tem iluminação”, conta João.
O jovem lembra que foi dada a ele a missão de levar todas as caixas do seu setor para o arquivo do banheiro. “Foi neste momento que eu pisei em um negócio muito estranho, um tapete velho. Só que eu senti que embaixo desse tapete tinha tipo um calabouço, uma portinha daquelas de metal.”
“Fez um barulho de metal e um barulho de eco também, como se eu tivesse pisado em uma porta de bunker. Desde esse dia, eu não consigo parar de pensar que pode existir sim esse túnel embaixo da Esplanada”, conta o ex-estagiário do Itamaraty.
O g1 fez contato com o Itamaraty que não respondeu sobre a existência da suposta “câmara secreta” até a publicação desta reportagem. No entanto, negou que existam túneis ligando o prédio do Ministério das Relações Exteriores a outros locais da Esplanada.
‘Brasília é uma cidade muito misteriosa’
Em seu relato, João complementa que só quem vive em Brasília sabe o quanto a cidade pode ser “misteriosa”.
“Eu só sei de uma coisa, e quem é de Brasília vai concordar comigo, parece que a cidade meio que conversa com a gente. Tem mais coisas sobre essa cidade do que você imagina. Brasília é uma cidade muito misteriosa”, diz.
Fonte: G1