Locadora de veículos falsificava licenciamento de carros

A Polícia Civil do DF (PCDF) e servidores do Detran/DF desencadearam a Operação Irregularis. A ação ocorreu em uma locadora de veículos, localizada no Setor Comercial Sul, que teria falsificado e fornecido cópias dos Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CLRV) aos locatários.

Durante a operação, um dos responsáveis pela empresa foi preso em flagrante por uso de documento falso, pois apresentou à autoridade policial cinco CLRVs falsificados, além de quatro automóveis da locadora que foram apreendidos pela equipe do Detran/DF.

A investigação teve início após um dos veículos da locadora ter sido vistoriado em uma blitz do Detran no Distrito Federal. Na ocasião, o motorista apresentou a cópia do CRLV que se encontrava no veículo alugado para o agente público que logo verificou ser o documento falso, pois constava que o licenciamento era de 2021, porém o código de barras de 2020.
Tal fato, além de ser crime—falsificação de documento público, cuja pena é de reclusão de dois a seis anos, além de multa—, pode acarretar em constrangimento ao consumidor, pois caso venha a ser parado em uma fiscalização, o veículo poderá ser apreendido e o usuário ficar sem meios de locomoção, principalmente, durante alguma viagem.

“Nos casos de locação no Distrito Federal, o locatário pode se precaver realizando uma consulta no site do Detran/DF, com base na placa e renavam do automóvel que pretende utilizar/alugar”, alerta o delegado e coordenador da Corf, Wesllei Salomão.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia