Organizada pela CUFA e patrocinada pelo Itaú Unibanco, Taça das Favelas de Free Fire tem inscrições abertas até a próxima terça-feira, 19 de outubro
Video de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=ihp29qt-GDo
Organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e com patrocínio master do Itaú, a Taça das Favelas ESports está de volta e promete reunir milhares de participantes de todo o país. As inscrições para a terceira edição do torneio de Free Fire podem ser feitas até a próxima terça-feira, 18 de outubro.
Assim como na edição anterior, o campeonato será dividido em etapas estaduais e nacional e promete reunir cerca de 50 mil jogadores de favelas dos 26 estados e do Distrito Federal.
Os jogadores cadastrados vão passar por uma triagem das CUFAs (Central Única das Favelas) locais, que escolherão os melhores para formar as seleções de cada favela. A inscrição, portanto, é individual e não garante automaticamente a participação.
O torneio seguirá para uma fase de disputas estaduais, em 26 de outubro, quando as favelas vão buscar a classificação para a etapa nacional. As equipes vencedoras de cada estado se classificam para a etapa nacional, que será transmitida online nos canais oficiais do campeonato, e ocorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro.
As vice-campeãs entrarão em uma fase de repescagem, até que sejam definidas as nove que também avançam. “A partir de 13 de outubro, estaremos recebendo as inscrições para o maior campeonato de Free Fire entre favelas do mundo. Mais uma forma que a CUFA cria de mostrar que favela é potência”, comemora Marcus Vinícius Athayde, diretor da Taça das Favelas Free Fire.
Em 2021, a favela Nhanhá (MS) foi a grande campeã do torneio que reuniu cinco mil favelas e 80 mil jogadores. Na primeira edição, em 2020, quem levou a melhor foi a favela Divinéia (PR). O Free Fire é o jogo mais popular do Brasil, mas ainda é restrito para muitos jovens que moram em periferias, apesar de também ser uma plataforma de ascensão social para gamers e streamers de regiões carentes.
Neste ano, a CUFA e o Itaú renovaram a parceria para proporcionar oportunidade a milhares de jovens de favelas de todo o país que sonham em ingressar nos Esports . “O mercado de games é um vetor de transformação social que muda a vida de muita gente. O campeonato nos permite impulsionar a carreira de jogadores ao mesmo tempo que fomentamos a economia criativa das favelas, já que a Taça recruta talentos para trabalhar em outras frentes do projeto, como produção e captação e transmissão do torneio, aumentando as possibilidades profissionais dos jovens, que passam a atuar não só jogando, mas também em outras frentes que fazem parte da indústria “, exalta Luiz Alberto Fiebig, Head de Games, Esports e Metaverso do Itaú.
De acordo com pesquisa encomendada pelo Itaú, o mercado de games é uma meta para 96% dos jovens ouvidos pelo estudo. A motivação está na possibilidade de ascensão social que enxergam na profissão. Já para 29%, ser jogador profissional é o maior sonho da vida – acima, inclusive, de ter uma casa própria. A precariedade das conexões à internet é apontada como principal fator de dificuldade para a realização desse sonho.
Sobre a CUFA
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização social brasileira presente em cinco mil favelas por todo o país. A entidade existe há mais de 20 anos e trabalha com esporte, formação de lideranças, empreendedorismo, educação, lazer, cultura e cidadania.
Durante a pandemia da Covid-19, a CUFA utilizou sua capilaridade para amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, físicas e digitais, e chips com internet gratuita por seis meses para as mulheres assistidas pela iniciativa. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA criou uma rede de proteção que impactou mais de 17 milhões de pessoas em todo o Brasil, já que está presente e atua nos 26 estados e também no Distrito Federal. O TOP CUFA, a Taça das Favelas e a Taça das Favelas de E-sports são algumas iniciativas que marcam a história da organização social.
Sobre o Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 65 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 22ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.