Mais da metade da passagem sul do Túnel de Taguatinga já tem eletrocalhas

Pelo menos metade das eletrocalhas do sistema de iluminação já foi instalada na passagem sul do Túnel de Taguatinga, sentindo Ceilândia-Estrada Parque Taguatinga (EPTG). As canaletas de aço galvanizado por onde passará o sistema de iluminação do corredor viário já têm mais de 50% de execução.

Ao todo, são 3,2 mil metros de canaletas instaladas a uma distância de 15 cm a 20 cm do teto. A altura permite que seja realizada qualquer manutenção na fiação, ao mesmo tempo em que o equipamento fica fora do alcance dos usuários.

“Esperamos concluir essa estrutura no túnel sul ainda este mês”, afirma um dos engenheiros civis responsáveis pela obra, André Borges. Somando a passagem norte, no sentido EPTG-Ceilândia, o Túnel de Taguatinga contará com quatro linhas da estrutura que vão percorrer as paredes em toda sua extensão, nos dois sentidos.

De acordo com o engenheiro eletricista Plínio Teixeira, o espaçamento entre um ponto e outro de luz vai variar conforme a necessidade de maior intensidade ou não do sistema. Isso ocorre porque o nível de luminosidade é diferente ao longo da passagem. “A claridade perto das áreas de emboque e desemboque é maior do que no meio do túnel”.

Logo abaixo das eletrocalhas, projetores de LED específicos para uso em passagens subterrâneas serão instalados. Esses equipamewntos têm um vidro diferenciado que suporta a exposição a gases, poluição e altas temperaturas.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe esta notícia