Mais de 100 mil pessoas são esperadas na celebração do Morro da Capelinha

Grupo Via Sacra Ao Vivo encena os últimos momentos de Jesus Cristo na tradicional cerimônia, nesta Sexta-feira da Paixão

29 de março de 2024 77 visualizações
Postado 2024/03/28 at 9:11 PM
A encenação religiosa recebe fiéis de todo o DF e de outras regiões do país

Está tudo pronto no Morro da Capelinha, em Planaltina, para a encenação da Paixão de Cristo, pelo grupo Via Sacra Ao Vivo, nesta sexta-feira (29). No 51º ano do que já se tornou uma tradição brasiliense e que extrapola os limites do Distrito Federal, o público pode esperar momentos de fé e grande emoção.

Este ano haverá a estreia de Rafael Moreira no papel de Jesus Cristo. O ator participou da encenação na Via Sacra das Crianças, em 2011, na mesma função. Ele substitui Marcelo Ramos, que atuou por 10 anos como Cristo. A mudança em si já gera grandes expectativas nos integrantes do grupo.

O público pode esperar momentos de fé e grande emoção | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Somado a isso, tradicionalmente o grupo prepara uma surpresa e este ano não seria diferente. “Todos os anos nós trazemos uma surpresa e o tema deste ano é ‘Eis meu filho muito amado’. Preparada com muito carinho, (a encenação) vai arrancar sorrisos e lágrimas de todos os presentes”, adianta Rodrigo Franco, que cuida da parte de comunicação e projetos do Via Sacra Ao Vivo e está no grupo há 30 anos.

Ele conta que o evento em Planaltina cresceu tanto que, desde o ano passado, a tradicional Missa de Celebração da Santa Cruz passou a ser celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, no Morro da Capelinha. Antes, ocorria na Catedral de Brasília.

“A via-sacra tem uma história muito grande em Brasília. Somos um grupo católico vinculado à Paróquia de Planaltina e ter o arcebispo com a gente mostra o alcance dessa celebração, que vai muito além do Distrito Federal”, ressalta.

Desde 2022, a celebração passou a ser transmitida ao vivo pelo canal do grupo no YouTube. “Para a nossa surpresa já tivemos mais de 160 mil pessoas assistindo simultaneamente no Brasil, nos Estados Unidos, Portugal, Espanha”, conta ao lembrar os momentos difíceis da pandemia.

De todos os cantos do DF

São muitas as expectativas em torno de uma das maiores tradições do Distrito Federal. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas no Morro da Capelinha. Muitas começam a chegar ao local por volta das 4h. São fiéis de todo o DF e de outras regiões do país, como explica o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

A encenação religiosa recebe fiéis de todo o DF e de outras regiões do país

“Neste ano foi sancionada a lei que altera a política de turismo local, incorporando o turismo religioso como segmento oficial. A medida, que altera a Lei nº 4.883, de 11 de julho de 2012, foi sancionada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, consolidando o reconhecimento desse segmento como parte fundamental da estratégia turística da região”, detalha o secretário.

As celebrações fazem parte do calendário da Secretaria de Turismo (Setur). Elas tiveram início no dia 23 e seguem até esta sexta (29). Esta é o 51º ano da encenação da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha e conta com todo o apoio do GDF para sua realização.

Apoio à tradição

O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 1,6 milhão para a realização do evento, que conta com o apoio logístico de diversos órgãos como a Caesb, que garante o fornecimento de 26 mil litros de água potável para o público e os atores que participam da encenação.

Haverá vários pontos de distribuição no Morro da Capelinha que abrangem todo o percurso do espetáculo. Para isso, serão cinco unidades móveis, sendo dois caminhões com caixas-d’água de cinco mil litros cada e três veículos de menor porte, com caixas d’água de 500 litros cada. Um caminhão-pipa com 10 mil litros ficará no local para reabastecer as caixas-d’água.

O GDF investiu R$ 1,6 milhão para a realização do evento, que conta com o apoio logístico de diversos órgãos

Além disso, serão instalados três pontos fixos, cada um deles com uma caixa-d’água de 500 litros para apoio aos atores e integrantes da produção do evento. As tendas destinadas para atendimento das equipes de profissionais de saúde também contarão com mais dois pontos fixos.

O trabalho da Caesb começou bem antes. Desde o dia 25 de fevereiro, a companhia fornece água potável para a hidratação de cerca de dois mil atores e figurantes que participaram dos ensaios prévios ao espetáculo.

Segurança

Para garantir a segurança de todos os participantes e a fluidez no trânsito, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) coordenou a elaboração do Protocolo de Operações Integradas (POI).

O documento foi elaborado com a participação das forças de segurança e demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) envolvidos, como Administração Regional de Planaltina, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), secretarias de Mobilidade (Semob) e de Saúde (SES), Novacap, CEB, Conselho Tutelar, DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Preparamos uma série de medidas necessárias para que a população possa participar com tranquilidade dessa festa religiosa, tão importante para a cultura e economia de Planaltina e de todo o DF. Nos reunimos diversas vezes com os representantes dos órgãos com antecedência, como sempre ocorre nos mais diversos eventos coordenados pela SSP”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Fonte: Agência Brasília

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar