A folia de Carnaval em Brasília acabou e as forças de segurança divulgaram um balanço com os números de ocorrências. Segundo um levantamento feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), foram registradas oito ocorrências entre porte de drogas a roubos e 39 assinaturas de termos circunstanciados
Além das abordagens, foram apreendidas mais de 400 armas brancas, como facas, canivetes, tesouras, estiletes e navalhas. A corporação também interveio em aglomerações após atividades ou blocos. Uma situação similar ocorreu na Estrutural, na última terça-feira (4).
Um vídeo mostra o momento em que equipes da PMDF fazem uma barreira e disparam contra foliões. Nas imagens, um grupo corre para fugir do enquadro.
As armas utilizadas pelo batalhão seriam aquelas não letais. Em nota, a corporação afirmou que só partiu para dispersar o grupo devido à investida dos envolvidos que arremessaram garrafas de vidro, pedaços de madeira e pedras contra os policiais.
“A PMDF reforça que não houve disparo de arma de fogo durante a ação. A intervenção teve como objetivo restabelecer a ordem e garantir a segurança de todos no local, empregando técnica de controle de distúrbios conforme os protocolos operacionais”, detalhou a corporação.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que, na segunda-feira (3), foram fiscalizados 38 eventos, sendo 13 interdições e 29 notificações.
Drogas no Carnaval
Dentre as apreensões nos dias de festa, policiais militares encontraram as seguintes quantidades de entorpecentes:
Maconha (451,45g);
Cocaína (5,8g);
Skank (45g);
Haxixe (0,8g);
Ecstasy (11 comprimidos);
Lança perfume (três frascos);
Diversos (15,5g).