Mais uma avenida chega à fase final de reformas em Vicente Pires para satisfação dos moradores da região. Dentro de um contrato licitado em 2021 pela Secretaria de Obras no valor de R$ 35,6 milhões, operários concluíram esta semana a pavimentação da Rua 10B e seguem em ação para finalizar a execução da rede de drenagem pluvial usando o método não-destrutivo – o chamado tunnel liner. Um trecho da tubulação, inclusive, vai passar por baixo da Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia) para melhorar a captação de água na região.
Além da 10B, outras quatro ruas passam por reformas no momento (leia ao final). Entre elas está a 4A, que corta boa parte da cidade. Mas, era o asfaltamento da 10B que chamava a atenção de moradores e comerciantes locais. Em um final de tarde, véspera de fim de semana, cinco máquinas se espalhavam pela pista para finalizar a missão de deixar a rua toda pronta para o trânsito de veículos. A via é uma das saídas da cidade para a região central de Brasília.
Segundo o engenheiro Marcelo Takahashi, executor do contrato pela Secretaria de Obras, a implantação do sistema de drenagem de Vicente Pires está 85% executada
Proprietário de uma loja de esquadrias na avenida, José Luis Ferreira, 44 anos, acompanhou a obra da porta de seu comércio. “A chuva forte causou muitos estragos aqui”, diz o comerciante. “É muito bom ter o asfalto de novo, melhora para o comércio e ainda teremos mais espaço para estacionamento”, opina.
Morador da Chácara 132, um dos condomínios por onde passa a avenida, o aposentado Elias Moura, 56 anos, se mostrou aliviado com a reforma. “A água da chuva desce com muita velocidade da Rua 12 e já invadiu muitas casas aqui. Com a reforma das duas vias, a expectativa é que o final do ano seja mais calmo”, aponta ele, se referindo ao período chuvoso. “Essa nova captação de água da chuva também vai ficar de bom tamanho”, emenda.
Segundo o engenheiro Marcelo Takahashi, executor do contrato pela Secretaria de Obras, a implantação do sistema de drenagem de Vicente Pires está 85% executada. “Devido à declividade de boa parte das ruas da região, a água se acumula na parte de baixo, trazendo muito incômodo à população. Agora, a captação de água será feita de forma correta”, explica.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) vem mudando a cara da região administrativa. O investimento total, até maio deste ano, foi de R$ 275,2 milhões e envolve serviços, como pavimentação das vias, construção de calçadas e meios-fios, pontes construídas, além de mais de 125 quilômetros de redes de água pluvial criadas.
Reformas em execução atualmente em Vicente Pires:
Rua 10 B – Finalização da rede de drenagem pluvial (por meio do tunnel liner) e pavimentação do trecho final da via (200m)
Extensão da rede de drenagem: 279 m
Situação: 100 m executados
Rua 4A – Finalização da rede de drenagem pluvial
Extensão da rede de drenagem: 930 m
Situação: 850 m executados
Rua 4 – Finalização da rede de drenagem pluvial (por meio do tunnel liner)
Extensão da rede de drenagem: 168 m
Situação: 124 m executados
* Na via, também será construída a rede de drenagem a céu aberto
Rua 12 – Início da execução da rede de drenagem pluvial
Extensão da rede de drenagem: 572 m
Situação: 30 m executados
Rua 3: Instalação de bocas de lobo.
Fonte: Agência Brasília