Mais uma avenida chega à fase final de reformas em Vicente Pires

3 de junho de 2022 330 visualizações
Postado 2022/06/03 at 9:38 AM
Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mais uma avenida chega à fase final de reformas em Vicente Pires para satisfação dos moradores da região. Dentro de um contrato licitado em 2021 pela Secretaria de Obras no valor de R$ 35,6 milhões, operários concluíram esta semana a pavimentação da Rua 10B e seguem em ação para finalizar a execução da rede de drenagem pluvial usando o método não-destrutivo – o chamado tunnel liner. Um trecho da tubulação, inclusive, vai passar por baixo da Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia) para melhorar a captação de água na região.

Além da 10B, outras quatro ruas passam por reformas no momento (leia ao final). Entre elas está a 4A, que corta boa parte da cidade. Mas, era o asfaltamento da 10B que chamava a atenção de moradores e comerciantes locais. Em um final de tarde, véspera de fim de semana, cinco máquinas se espalhavam pela pista para finalizar a missão de deixar a rua toda pronta para o trânsito de veículos. A via é uma das saídas da cidade para a região central de Brasília.

Segundo o engenheiro Marcelo Takahashi, executor do contrato pela Secretaria de Obras, a implantação do sistema de drenagem de Vicente Pires está 85% executada

Proprietário de uma loja de esquadrias na avenida, José Luis Ferreira, 44 anos, acompanhou a obra da porta de seu comércio. “A chuva forte causou muitos estragos aqui”, diz o comerciante. “É muito bom ter o asfalto de novo, melhora para o comércio e ainda teremos mais espaço para estacionamento”, opina.

Morador da Chácara 132, um dos condomínios por onde passa a avenida, o aposentado Elias Moura, 56 anos, se mostrou aliviado com a reforma. “A água da chuva desce com muita velocidade da Rua 12 e já invadiu muitas casas aqui. Com a reforma das duas vias, a expectativa é que o final do ano seja mais calmo”, aponta ele, se referindo ao período chuvoso. “Essa nova captação de água da chuva também vai ficar de bom tamanho”, emenda.

Morador de um condomínio na Rua 10B, o aposentado Elias Moura se mostrou aliviado com a reforma

Segundo o engenheiro Marcelo Takahashi, executor do contrato pela Secretaria de Obras, a implantação do sistema de drenagem de Vicente Pires está 85% executada. “Devido à declividade de boa parte das ruas da região, a água se acumula na parte de baixo, trazendo muito incômodo à população. Agora, a captação de água será feita de forma correta”, explica.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) vem mudando a cara da região administrativa. O investimento total, até maio deste ano, foi de R$ 275,2 milhões e envolve serviços, como pavimentação das vias, construção de calçadas e meios-fios, pontes construídas, além de mais de 125 quilômetros de redes de água pluvial criadas.

Reformas em execução atualmente em Vicente Pires:

Rua 10 B – Finalização da rede de drenagem pluvial (por meio do tunnel liner) e pavimentação do trecho final da via (200m)
Extensão da rede de drenagem: 279 m
Situação: 100 m executados

Rua 4A – Finalização da rede de drenagem pluvial
Extensão da rede de drenagem: 930 m
Situação: 850 m executados

Rua 4 – Finalização da rede de drenagem pluvial (por meio do tunnel liner)
Extensão da rede de drenagem: 168 m
Situação: 124 m executados

* Na via, também será construída a rede de drenagem a céu aberto

Rua 12 – Início da execução da rede de drenagem pluvial
Extensão da rede de drenagem: 572 m
Situação: 30 m executados

Rua 3: Instalação de bocas de lobo.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar