Manta asfáltica aumenta vida útil da laje superior do Túnel de Taguatinga

2 de junho de 2022 435 visualizações
Postado 2022/06/02 at 7:19 PM
Aplicação de manta asfáltica no Túnel de Taguatinga aumenta vida útil da estrutura | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Quem vê a quantidade de concreto e a espessura do Túnel de Taguatinga pode não imaginar que um material de apenas quatro milímetros é um dos grandes responsáveis por evitar possíveis infiltrações na estrutura. Utilizada em todo o pavimento, a aplicação da manta asfáltica é uma das etapas em andamento da obra.

O material utilizado no túnel é feito de poliéster e resiste às oscilações de temperatura que ocorrem ao longo do dia. A importância da manta é para aumentar em décadas a vida útil da estrutura e impedir que a água da chuva chegue até a laje do túnel.

“A manta é um material nobre, tem quatro milímetros de espessura e vem para proteger e garantir vida útil à laje de concreto. Todo material tem uma vida útil e essa manta vem justamente para salvaguardar todo o concreto da laje de cobertura. Além da manta, você tem um caimento no túnel que favorece a circulação da água. A água não fica parada”, explica o fiscal da obra e engenheiro da Secretaria de Obras, Antonio Carlos Ribeiro da Silva.

“Também temos uma camada de proteção mecânica, de quase 19 cm, a pintura de raiz, uma camada de 20 cm de pó de pedra, pavimento rígido, proteção, base e árvores que serão plantadas no boulevard”, complementa Antonio.

Para aplicá-la, os operários utilizam o primer (espécie de tinta preta com cola que dá aderência para as placas de manta asfáltica) e a proteção mecânica para ser feita a cobertura com a manta asfáltica. Durante o processo é utilizado um maçarico para “colar” a manta junto ao solo.

“Esse é um trabalho importante e temos feito com muito cuidado aqui na obra. É crucial para não ter falhas, já que muitas vezes passamos com caminhões, máquinas e caminhamos em cima da manta”, detalha um dos operários responsáveis pelo serviço, Ítalo Miguel Gomes.

E, para ter certeza de que o material teve a aderência correta e não contém buracos e falhas, é feito um teste em todo o piso com uma máquina que detecta falhas. Neste caso, quando a manta está com um buraco, é feita uma nova aplicação no local indicado pelo aparelho.

O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar