Quem trabalha todos os dias como motorista por aplicativo sabe muito bem que a correta manutenção do carro é fundamental para não ter prejuízos – tanto com o veículo quanto com possíveis corridas perdidas.
Em tempos de inflação alta, é preciso ter em mente que deixar o carro em dia é também uma questão de economia no fim do mês. “Os reajustes nos ganhos geralmente são mensais, mas os aumentos dos preços são diários, sendo necessária atenção a cada item de consumo. É preciso reavaliar atos de consumo”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.
No caso dos carros, o combustível é um dos vilões – ainda que tenha havido ligeiras quedas nos últimos dias. “Outro fator que deve ser sempre lembrado é manter o carro revisado para evitar gastos com manutenção”, afirma Domingos
Segurança
De acordo com dados levantados pela Polícia Rodoviária Federal, acidentes de trânsito matam 45 mil pessoas por ano no país. Entre 2017 e 2019, uma das principais causas de colisões em rodovias federais foram defeitos mecânicos – a falta de manutenção dos carros respondeu por 12 mil acidentes.
Para auxiliar o motorista parceiro, a 99, empresa de transportes por aplicativo, criou um guia prático sobre manutenção preventiva para garantir não apenas a segurança, como também o conforto dos trabalhadores.
O que é manutenção preventiva?
É uma reparação que corrige falhas no automóvel antes mesmo que elas aconteçam, evitando prejuízos e riscos ao motorista e seus passageiros. Por isso, ela é tão importante, garantindo ainda mais segurança no trânsito.
A manutenção preventiva envolve a revisão que o motorista deve fazer regularmente junto à concessionária do seu veículo, seja para resolver questões simples, como a troca do óleo, até itens mais complexos, como um problema no motor.
Uma dica importante é prever a manutenção e analisar o funcionamento dos seguintes equipamentos para ver se está tudo em ordem: freios, pneus, alinhamento e balanceamento, níveis dos fluidos, parte elétrica e equipamentos de segurança.
Esse cuidado deve ser realizado sempre por uma empresa de confiança, periodicamente e também antes de uma longa viagem. De acordo com a 99, há um passo a passo a seguir:
Cheque os freios: Os freios são um dos principais sistemas de segurança do seu carro e não vale a pena, jamais, poupar dinheiro deixando de fazer sua previsão. Os freios não são, contudo, equipamentos simples. São compostos por discos, pastilhas de freio e ainda outros itens que compõem o sistema de frenagem.
Cuidar disso também traz uma grande vantagem econômica. A manutenção previne seu carro de sofrer danos mais graves no motor, por exemplo, que podem acarretar reparos muito mais caros.
Verifique o estado dos pneus: Os pneus, bem como o estepe, não devem jamais deixar de ser regularmente conferidos, principalmente para quem realiza muitas corridas no dia a dia por ser motorista da 99.
O primeiro sinal de que os pneus estão precisando de uma troca é o desgaste ou o aparecimento de bolhas.
Refaça o alinhamento e o balanceamento do carro: O balanceamento do veículo e o realinhamento são essenciais em todas as revisões programadas. Antes de fazer corridas mais longas, é essencial verificá-los para que as vibrações do carro não afetem a qualidade da condução. Outra consequência da falha na manutenção e ajustes regulares do alinhamento e do balanceamento é a sensação de que o carro está puxando para um lado ou para outro durante a viagem Corrigi-los é essencial para que você e seu passageiro possam chegar aos seus destinos de forma rápida e, mais do que isso, segura.
Cheque o nível dos fluidos e equipamentos de segurança: Verifique sempre se o óleo do motor e também da transmissão, se os fluidos utilizados para a frenagem, embreagem e direção hidráulica estão de acordo com o indicado no manual do carro.
Não deixe de verificar também os filtros de ar e, sobretudo, se o reservatório de gasolina do seu carro flex está abastecido para que as partidas a frio possam acontecer de forma rápida.
Por fim, verifique se os equipamentos de segurança também estão em pleno funcionamento. Esses equipamentos são o triângulo, os cintos, a chave de roda e o macaco.
Faça a manutenção preventiva do sistema elétrico: Verificar o estado das lanternas, farol, luzes de ré, setas e também do sinal de alerta é essencial para que sua condução seja cada vez mais segura.
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da (razao social da PARCEIRA)
Fonte: Estadão Conteúdo