Oito cães foram resgatados, nesta quarta-feira (13), em situação de maus-tratos nas regiões de Ceilândia e Recanto das Emas. Nas imagens divulgadas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mostram os animais presos, sem comida e em espaços precários com acúmulo de lixo. Dentre os cães resgatados, um precisou ser encaminhado para o veterinário devido às suas condições.
Cinco deles foram entregues para pessoas para o cuidado responsável. Os resgates fizeram parte de uma operação da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), nomeada como São Francisco. No total, 25 denúncias de maus-tratos foram investigadas.
De acordo com o delegado da DRCA, Bruno Ehndo, a ação preza para que os maus tratos aos animais e situações de vulnerabilidade sejam combatidos. “É necessário proteger esses animais, investigar denúncias e prender envolvidos nessa prática criminosa, de modo que sejam, ainda, responsabilizados penalmente”, explica.
Se os suspeitos forem à julgamento, podem responder pelo crime de maus-tratos. Mas também, participar de ações públicas para debater sobre a importância do bem-estar dos animais. Ao todo, pode chegar até cinco anos de prisão.