Em um flagra de uma usuária da Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF), na última terça-feira (4), mostra o momento em que um cadeirante sobe os degraus da escada de joelhos. O registro foi no Terminal de Samambaia.
Na imagem é possível notar que o cadeirante chega a parar no meio da escada para descansar e retomar a subida. A escada rolante, no momento da gravação, estava no sentido oposto.
Sobre o caso, o Metrô-DF afirmou que acionou a equipe de seguranças e do sistema para reverter o sentido da escada rolante. No entanto, o cadeirante teria recusado aguardar pela troca. A informação veio após divulgação de nota oficial nesta quinta-feira (6).
Esta não teria sido a primeira assistência ao cadeirante no mesmo dia.
“Ressaltamos que, mais cedo, o usuário cadeirante embarcou na estação Terminal Samambaia, tendo sido abordado pelos empregados da estação e orientado a aguardar o acompanhamento de empregado da operação. No entanto, o usuário cadeirante não aguardou o apoio para o embarque e desceu com seu acompanhante”, detalhou a companhia.
Confira a nota em sua íntegra a seguir:
“O Metrô-DF informa que a ocorrência gravada em vídeo se deu na estação Terminal Samambaia. No momento do desembarque do usuário cadeirante, uma dupla de seguranças verificou o desembarque do mesmo na plataforma da estação e recebeu a informação que a escada rolante estava descendo.
A partir desse momento, a segurança acionou a equipe de empregados da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do usuário cadeirante. Antes da atuação do empregado da estação para reversão da escada, o usuário resolveu não aguardar e já seguiu para o mezanino.
Ressaltamos que, mais cedo, o usuário cadeirante embarcou na estação Terminal Samambaia, tendo sido abordado pelos empregados da estação e orientado a aguardar o acompanhamento de empregado da operação. No entanto, o usuário cadeirante não aguardou o apoio para o embarque e desceu com seu acompanhante.
No retorno retratado nas imagens do vídeo, o usuário cadeirante novamente não aguardou o apoio dos empregados da área operacional. Ademais, os empregados de segurança conduziram a cadeira até o mezanino”.