Microsoft desativa assistente virtual Cortana de vez no Windows 11

14 de agosto de 2023 349 visualizações
Postado 2023/08/14 at 8:44 AM

A assistente virtual Cortana foi descontinuada de vez no Windows 11. A Microsoft encerrou a ferramenta no sistema operacional já na nova atualização do software. Há três ano, o aplicativo dela já havia sido desativado tanto no iOS como no Android.

Para substituir a assistente virtual, a Microsoft afina o Windows Copilot. A nova barra lateral é desenvolvida junto ao Bing Chat, para responder às questões dos usuários e controlar as configurações.

A nova ferramenta deve chegar para todos em uma atualização do Windows 11 entre setembro e dezembro. Até lá, quem tentar usar a Cortana receberá um aviso sobre o encerramento da assistente. Um link também aparece, explicando a alteração.

A Cortana será substituída pelo Windows Copilot no sistema operacional.
A Cortana será substituída pelo Windows Copilot no sistema operacional.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Ainda neste ano, a Microsoft vai também interromper o suporte para Cortana no Teams — e no Teams Display e Teams Rooms. A assistente digital ficará apenas com um emprego, no Outlook para celular.

A Cortana foi introduzida pela Microsoft no antigo Windows Phone, em 2014. Em 2015, ela chegou ao Windows 10, podendo receber comandos de voz, mostrar lembretes e abrir aplicativos. Mas, a competição com rivais como Alexa e Google Assistente foi demais para a inteligência artificial, que enfrentou diversas falhas da empresa e ficou para trás.

Fonte: Tecmundo

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar