Moradores de Samambaia estão tendo a oportunidade de trocar lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) com o objetivo diminuir o desperdício e promover o uso eficiente e racional de energia elétrica.
A ação do projeto Energia com Cidadania, promovido pela concessionária de distribuição de energia da capital e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ocorre até o dia 30 de setembro em toda a região, por meio de unidades móveis da distribuidora. A expectativa é trocar aproximadamente 2,5 mil lâmpadas e orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos.
Na ação, os moradores poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são 40% mais econômicas. Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores residenciais ou rurais-residenciais devem residir na comunidade ou estar cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Os participantes também não podem ter débitos com a concessionária e é necessário levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (com potência igual ou superior a 15W).
O administrador de Samambaia, Marcos Leite, destaca a importância da ação para moradores da região. “Além de a luz de LED ter uma qualidade diferente, vai doer menos no bolso da população – especialmente no orçamento das pessoas com baixa renda. Sem falar na importância para o nosso meio ambiente”, aponta.
Segundo Marcos Leite, cerca de 80 mil lâmpadas de LED já foram instaladas na iluminação pública de Samambaia, substituindo as convencionais nas ruas. A meta do Governo do Distrito Federal (GDF) é alcançar 100% da cidade iluminada pelas lâmpadas LED em breve.
“Lembro da época em que começamos a trocar as luzes. Os moradores ficaram muito felizes. Além de trazer uma segurança maior para a população”, disse Leite. Ele acentua que a troca da iluminação é um avanço grande e que pretende fazer a mudança chegar às áreas rurais de Samambaia.