Os motoristas que não forem autuados por infrações no trânsito vão receber diversas vantagens. A iniciativa vale para todo o Brasil e partir desta quinta-feira (22) já é possível autorizar a inclusão do seu nome no banco de dados do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A inserção no programa é feita pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na opção “Consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”.
No Distrito Federal e em diversos estados do país, os condutores podem receber benefícios fiscais ou tarifários, como descontos em impostos e pedágios. a regra vale para motoristas habilitados e que não tenham cometido infração de trânsito nos últimos 12 meses.
As vantagens do RNPC começam a ser oferecidas no mês que vem, em 13 de outubro. Em julho deste ano, a medida foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o cadastro será voluntário e não automático. Ou seja, o motorista vai ter de manifestar interesse em ser incluído na lista.