Uma mulher denunciou um médico por assédio durante consulta na Unidade Básica de Saúde 8 do Vale do Amanhecer, em Planaltina, na segunda-feira (23)
“Ele olhou meus exames e falou assim pra mim: seu problema é fácil de resolver, você tem excesso de gordura, mas você é muito bonita. Você faz o meu tipo, você precisa só emagrecer. Se você não fosse casada, eu te chamaria para sair comigo”, relata a vítima, que foi até a UBS devido a uma crise de fibromialgia.
Ao g1, a Secretaria de Sáude do DF (SES-DF) informou que oficializou, junto à Referência Técnica do Ministério da Saúde, um pedido para suspensão cautelar do médico.
A mulher conta ainda que ficou sem reação sobre a fala do profissional e que o assédio continuou. Ela diz que só conseguiu sair do consultório quando uma enfermeira entrou na sala para tirar uma dúvida com o médico. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Planaltina.
Importunação sexual
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, somente em 2024, entre janeiro e junho, foram registradas 438 ocorrências de importunação sexual no Distrito Federal.
Este número representa uma alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrado 404 casos.
O que diz a Secretaria de Saúde
“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que ao receber denúncia de importunação sexual contra um médico da área de saúde da família, a instituição tomou medidas imediatas para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.
A SES-DF oficializou, junto à Referência Técnica do Ministério da Saúde, um pedido para suspensão cautelar do profissional. A Secretaria reafirma seu compromisso com a ética, a segurança e o respeito no atendimento à população, e está colaborando plenamente com as autoridades competentes para a devida investigação do caso.”
Fonte: G1