Museu de Drogas estará até este sábado (19) em Santa Maria

18 de fevereiro de 2022 433 visualizações
Postado 2022/02/18 at 12:51 PM
Foto: Divulgação/SSP

Moradores de Santa Maria poderão visitar, até este sábado (19), das 9h às 14h, o Museu Itinerante de Drogas, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A ação integra a programação da Cidade da Segurança Pública (CSP), projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que ocorre na região. Guiadas por policiais, as visitas terão duração média de dez minutos. O ônibus ficará estacionado em frente ao Ginásio Poliesportivo de Santa Maria.

Os protocolos de segurança sanitária serão observados. “Somente será permitida a entrada de até dez pessoas por vez, e as medidas de distanciamento social deverão ser respeitadas, como uso obrigatório de máscara facial e álcool gel nas mãos, para resguardar a população e os policiais”, enfatiza o chefe do Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas (Cepud), Wesley Bomfim.

As visitas são direcionadas a adolescentes a partir de 12 anos.  “Reforçamos os fatores de proteção, risco e os respectivos contextos individuais, familiares e sociais na prevenção ao uso de drogas”, explica o gestor. “Desta forma, a linguagem utilizada é de mais fácil entendimento para o público acima de 12 anos. Explicamos, ainda, o efeito dos entorpecentes”. Entre o material exposto, poderá ser vista uma nova droga encontrada no DF, a cocaína rosa.

O museu

Criado há 20 anos, o Museu Itinerante de Drogas integra a estrutura do Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas e Violências, da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), localizada no Riacho Fundo II. Alinhada às Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas, a PCDF trabalha com o objetivo de aumentar os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco.

Outra forma de conhecer o museu é acessar a galeria disponível no site da PCDF para obter informações sobre drogas, visitas e ajuda ao dependente químico e seus familiares.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar