Quem caminha pelo Núcleo Bandeirante já percebe as diferenças no passeio pela região administrativa. O Governo do Distrito Federal (GDF) está construindo mais de cinco mil metros de novas calçadas com acessibilidade na cidade. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a obra já passou por toda a Avenida do Contorno e agora está concentrada na 3ª Avenida.
A renovação dos passeios atende às normas técnicas de acessibilidade com largura mínima de dois metros, superfície regular, firme e com pisos e elevações táteis, o que garante a livre circulação de todos os pedestres pelo espaço, em especial, das pessoas com dificuldade de mobilidade. Os trechos foram construídos em concreto usinado, oferecendo maior durabilidade e resistência, além de manutenção mais em conta.
A renovação dos passeios atende às normas técnicas de acessibilidade, com largura mínima de dois metros, superfície regular firme e com pisos e elevações táteis | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
De acordo com o administrador regional, Cláudio Márcio de Oliveira, era uma das principais demandas dos moradores da RA. “Algumas estavam danificadas, estreitas e recebíamos muitos questionamentos via Ouvidoria. Estas têm um novo formato com um concreto polido e atende o grande fluxo de pessoas que circulam diariamente nesse caminho”, destaca. O investimento da obra foi proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto.
O estudante Gabriel Oliveira, de 18 anos, faz o caminho da 3ª Avenida todos os dias e destaca as vantagens da obra para os pedestres e moradores do Núcleo Bandeirante. Segundo ele, o calçamento anterior apresentava rachaduras e dificultava o acesso. “É perceptível que agora as calçadas seguem um padrão, o caminhar está mais fluido e acessível para as pessoas com qualquer dificuldade”, conta o morador.
Os trechos foram construídos em concreto usinado, oferecendo maior durabilidade e resistência, além de manutenção mais em conta
O administrador salientou ainda que a próxima etapa é seguir com o calçamento para a 2ª Avenida e que outros investimentos estruturais estão sendo feitos, como a reforma do Complexo Esportivo da Metropolitana. “Estamos reformando campo sintético, a quadra poliesportiva, a quadra de tênis e campo de areia. Ainda tem a recuperação da Vila Cauhy com a construção da passarela e os muros de gabiões [barreira de contenção] para conter as cheias do rio”, completa Cláudio Márcio de Oliveira.
Investimentos
Responsável pela construção dos novos passeios, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) desde 2019 já restaurou 650 km de calçadas em todas as 35 regiões administrativas (RAs). Só em 2023, o investimento nas obras passou de R$ 41 milhões, resultando em 261.114,34 m² de passagens recuperadas.
Segundo a Novacap, as novas pavimentações foram construídas em diversas cidades como Taguatinga, Cruzeiro, Ceilândia, Guará, Paranoá, Riacho Fundo, Samambaia, Gama, Sobradinho, Plano Piloto, Lago Sul, Sudoeste, Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia, Planaltina, Itapoã, Sol Nascente/Pôr do Sol e outra
Fonte: Agência Brasília